terça-feira, 24 de abril de 2012

Lançamentos de colegas da Bodega Literária

Bem, como já disse aqui, faço parte de um grupo literário oriundo da Comunidade de Concursos Literários do Orkut. Já realizamos dois encontros no Rio e trocamos figurinhas sobre trabalhos sempre que podemos. Vários membros são amigos meus e nossos estilos literários são os mais variados possíveis. Alguns escrevem livros de contos adultos. Outros, como eu, se dedicam à LIJ. Temos autores de minicontos, romances, poesia, crônicas, enfim, de tudo mesmo.

Bem, quero aproveitar o espaço e recomendar os livros desses amigos. Segue alguns:

O cheiro da carne queimada, de Zulmar Lopes - Ed. Caki Books 2011

Admirador de Nelson Rodrigues, o autor resgata em 23 histórias o universo rodriguiano inserindo-o na atualidade do Rio de Janeiro do século XXI. Personagens intensas e desesperadas em suas atitudes convivem com o drama e a tragicomédia urbana de um Rio de Janeiro caótico. Solidão, traições, mesquinhez humana e o absurdo da existência permeiam asnarrativas ora densas, ora líricas.


O prisioneiro, de José Ronaldo Siqueira - Ed. Caki Books 2011

O prisioneiro é um livro de contos como desses que há aos montes por aí. Sua ótica de estranhamento ante aos fatos corriqueiros da vida, porém, essa é única, sendo o diferencial desse delicioso livro.





Poemas minimalistas, de Simone Pedersen - Ed. RHJ 2012

Como um gavião que rasga o céu com suas garras para ver o que tem do outro lado, você abrirá a realidade e enxergará outra dimensão a cada poema minimalista, onde elegantes cigarras tocam jazz no jardim de inverno e formigas atletas nadam em gotas de orvalho pela manhã.


Dinossauros, índios e versos, de Simone Pedersen - Ed. Caki Books 2012

Nesse livro, o passado e o presente se confundem com personagens de épocas diferentes em um mesmo momento. O respeito ao próximo, à natureza e aos animais faz parte de um cenário encantador, no qual tigres, tartarugas e árvores que dão livros tornam o mundo um lugar muito mais aprazível.
Quando o pai lê Dinossauros, índios e versos surgem os mais improváveis personagens no mesmo cenário: pré-históricos dinossauros, índios da época do descobrimento do Brasil e o próprio Gabriel. Viajando pelo tempo, percebe que não há limites para a imaginação e que "O mundo será muito triste, se não houver mais tigres malhados."


Festim, de Tatiana Alves - Ed. Litteris 2011

O livro Festim, palco de grandes ideias, sinaliza um universo de ações, de acontecimentos que, mais do que povoar páginas, acabam por patentear o universo de uma autora que habilmente cria personagens com identidade, longe do previsível.
Festim, o conto, vem acompanhado de outros, arte pura que se permite inovar, registrar a memória de um momento que acaba por fazer parte da realidade.
Um livro com muitas possibilidades, um exercício delicioso que só a leitura nos pode proporcionar.


Colcha de retalhos, de Rodrigo Domit - Utopia Ed. 2011

A obra é composta majoritariamente por contos, mas também apresenta crônicas e poesias. O texto inteligente e de agradável leitura conquistou o primeiro lugar no Prêmio Utopia de Literatura em 2010, organizado pela Utopia Editora, de Brasília. Além disso, a publicação também foi finalista do Prêmio Nacional SESC de Literatura, em 2008.
Assim como uma colcha de retalhos, a obra apresenta-se como um emaranhado heterogêneo. Entretanto, o autor desenvolve costuras e amarras entre os temas, estilos, linguagem e ritmos. São 73 textos curtos, que conquistaram a admiração de especialistas.


Em curto espaço, de Edweine Loureiro - Ed. Multifoco 2012

Coletânea de sessenta mini­contos, muitos premiados em concursos literários entre os anos de 2007 e 2012. A obra apre­senta ainda minicontos inéditos que farão os leitores rirem e refletirem sobre este curto espaço de tempo a que chama­mos VIDA.



A casa iluminada, de Alessandro Thomé - Ed. Benvirá 2012

Neste livro, a história de uma mulher assassinada e violentada. Um marido em desespero. A fuga para o mar. Cartas trocadas com o criminoso. Um destino em suspense, terrível e ao mesmo tempo esclarecedor. O limite entre a realidade e a loucura transparece de forma violenta em A casa iluminada, que narra a trajetória a um só tempo alucinatória e concreta de Melquíades, cujo mundo vai literalmente ruindo à sua volta à medida que ele se envolve com a mente do homem que deveria odiar. A viagem do marido atingido brutalmente pela tragédia é também a viagem de todos nós no mundo de extrema violência que nos cerca - um convite de leitura compulsiva à reflexão e ao confronto com o horror.


Suspeitas de um mistério, de Thiago Jefferson - Ed. Multifoco 2012

Os irmãos Pedro e Saulo gostam de peripécias e aventuras, e a oportunidade de realizar uma nova façanha surge após um convite para passar as férias na fazenda dos tios. As brincadeiras, no entanto, acabam saindo do controle, e o que era apenas diversão acaba se tornando pistas e suspeitas de um mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário