sexta-feira, 30 de março de 2012

Livros que me criaram (2)

No ano passado eu listei aqui 3 manuais que eu adorava. Hoje quero falar sobre as duas coleções juvenis que mais me fizeram ir às livrarias e que foram de tremenda importância para que eu me firmasse como leitor. São livros da década de 70, escritos pelos brilhantes Stella Carr e Hélio do Soveral. Li esses livros pelo menos umas quatro ou cinco vezes cada um. Amava os temas, os personagens, a aventura e o mistério que povoava as histórias dos Irmãos Encrenca e de A Turma do Posto Quatro. Até hoje estão entre meus favoritos de todos os tempos.

Como já disse antes, "...são autores que me transformaram em quem eu sou. Porque as histórias nos criam, nos transformam. Aprendemos lições. Construímos nossa moral. Eu me diverti muito com esses livros e espero que vocês se divirtam também."

Vou começar pela coleção menor, a dos Irmãos Encrenca, livros de Stella Carr (1932-2008) publicados pela Pioneira, entre 77 e 86, depois reeditados pela Scipione com novas ilustrações. Marco, Eloís e Isabel são 3 irmãos que, sem intenção, acabam sendo jogados em tremendas aventuras, complôs e mistérios por onde quer que andem. Já se envolveram com acidentes na Fórmula Um, armações em jogos de futebol, sociedades secretas - Maçonaria e a Bucha Paulista, entre outras confusões.


A narrativa é dinâmica, com muitos diálogos, e deixa pistas para a solução dos mistérios. O texto carrega humor e é bem divertido de ler. Os títulos são sedutores, as histórias são bem boladas e os finais surpreendentes.

A coleção tem 9 livros, sendo que em dois deles os personagens principais são outros. "O Caso do Sabotador de Angra" tem o foco em Tic-Tac e Acetato, dois meninos de rua. Já o último, "O Enigma das Letras Verdes", tem o adolescente Tilton Risley como protagonista. Eu, particularmente, gosto mais dos livros dos três irmãos.

Segue a relação:

O caso da estranha fotografia, 1977 (ilus. de Marcus Sant'anna)
O enigma do autódromo de Interlagos, 1977 (ilus. de Marcus Sant'anna)
O incrível roubo da loteca, 1978 (ilus. de Marcus Sant'anna)
O fantástico homem do metrô, 1979 (ilus. de Marcus Sant'anna)
O caso do sabotador de Angra, 1980 (ilus. de Marcus Sant'anna)
O segredo do Museu Imperial, 1981 (ilus. de Rogério Nunes Borges)
O esqueleto atrás da porta, 1982 (ilus. de Roberta Masciarelli)
O enigma das letras verdes, 1985 (ilus. de Rhadamés Sant'anna)
Estranhas luzes no bosque, 1986 (ilus. de Carlos da Cunha e Jairo Porfírio)


A segunda coleção é A Turma do Posto Quatro, sobre meninos detetives que moram em Copacabana, três deles no mesmo prédio e dois em ruas vizinhas. Gosto tanto desses livros que tenho medo de me alongar demais nesse post. Bem, mas vamos lá.

O grupo é formado pelos personagens Lula (que narra os livros), Cidinha, Príncipe, Carlão e Pavio Apagado. Todo final de semana, eles se reúnem para votar qual a Operação (ou crime, mistério, etc) que será investigada. Operação essa muitas vezes realizada fora do Rio de Janeiro. Aliás, foi com essa coleção que eu conheci grande parte do Brasil.


As histórias são divertidas, verdadeiros romances policiais escritos em primeira pessoa, os personagens bem definidos, as situações são muitas vezes cômicas e o texto carrega um lado didático muito interessante, além de gírias da época, tais como patota, barra-limpa, macetes e outros.

A coleção é de 35 livros de bolso (relação aqui), dos quais 20 tenho até hoje, publicados pela Ediouro entre 1973 e 1979. Um dos meus favoritos é o "Operação Torre de Babel", no qual eles tem que resolver um crime ocorrido no próprio prédio onde moram para salvar a pele do porteiro, pai de Pavio Apagado.

Hélio do Soveral, o autor, era um radialista e escritor infanto-juvenil que nasceu em 1918 em Portugal, viveu no Brasil e morreu atropelado por uma moto aos 82 anos, em 2001, em Brasília. Ele assinava essa coleção com o pseudônimo de Luiz de Santiago. É autor também de outras coleções, como Os Seis, Missão Perigosa e Chereta.

15 comentários:

  1. vc gostava das mesmas leituras que eu
    silvio

    ResponderExcluir
  2. Na verdade o último livro dos Irmãos Encrenca é o Estranhas Luzes no Bosque.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal este post. Estou fazendo pesquisa pro blog sobre literatura infantojuvenil e saber a sequência desses livros da Stella Carr já vai ajudar. Eu tenho o primeiro deles e acho bem bacana.
    É uma pena que os livros da Turma do Posto 4 não sejam mais publicados como os da Stella Carr. Os três que eu tenho, eu consegui na biblioteca de uma escola aqui onde moro.

    ResponderExcluir
  4. Na coleção Pioneira também temos os livros Assombrassustos, O Avesauro e O Pavoroso Gargalhão, ambos da adorável Stella Carr!

    ResponderExcluir
  5. Nossa!! Eu não acredito que encontrei um post a respeito da Turma eu nasci em 82 e acabei lendo estes livros que eram da minha mãe e pra mim foi uma fuga de tanta coisa e uma abertura para todo um mundo que eu não imaginava existir que principalmente é o nosso país já que todas as histórias se passam em diferentes estados e contam particularidades dos mesmos. Me tornei uma ávida leitora e cheguei a mandar uma carta para a Ediouro para o Luiz de Santiago, nem imaginava que o nome dele era o mesmo do meu irmão (tão incomum)fico triste em saber que ele morreu assim... Bom me estendi.. minhas operações prediletas sã: Torre de Babel e Falsa Baiana Bjs Juliana. juilele@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fantástico, encontrar falando sobre esta turma que marcou a minha pré adolecencia.fui morar próximo a uma biblioteca infanto juvenil, tinha 11 anos estavamos no início dos anos 80 e descobri amigos imaginários, como quase não tinha ninguém da minha idade pra brincar na rua, tornaram-se meus companheiros..minha turma inesquecível....hoje procurei vários que não li para adquirir e recebi a triste notícia que estão esgotados...gostaria que meus filhos e o menino que ainda existe em mim pudesse m ler esta incrível coleção..

      Excluir
    2. alguem sabe onde encontro algums deles para baixar?

      Excluir
  6. gostaria de saber se alguem tem algum livro dessa coleçao em pdf pra lermos pelo computador.

    ResponderExcluir
  7. Olá...é emocionante pois estudei no antigo primário no início da década de 1970....ginásio até 1977...ou seja li todos esses livros na biblioteca.....vc consegue scaniar e disponibilizar para todos os amantes desses livros e desse autor fantástico?
    Carrara..são Paulo
    11-991189065

    ResponderExcluir
  8. Quais as outras séries da ediuro dessa época? Doei minha coleção e só lembro da Turma do Posto 4, a Inspetora e Gisela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, séries ótimas! Tem a série Os seis tbm, muito boa

      Excluir
  9. Fico muito feliz por fazer parte dessa sua criação!
    Eu e meu pai ilustramos vários desses livros!
    Obrigado!
    Rhadamés Sant' Anna

    ResponderExcluir
  10. Essa coleção da Stella Carr, primeiro, e os livros da Vaga-Lume, pouco mais tarde, também me criaram e abriram meu gosto para a leitura! Estou atualmente tentando encontrar os da Pioneira em bom estado de conservação para voltar um pouco no tempo!
    É uma pena que a Editora Moderna tenha mandado criar ilustrações novas para esses livros nos anos 90. Sempre fui um grande fã do Marcus Sant'anna.

    ResponderExcluir
  11. Eu amo esses livros! Eu nasci na década de 90, cresci gostando de ler e encontrei esse tipo de livro num sebo aqui na cidade onde moro. Todos os livros da Ediouro são ótimos. Eu sou apaixonada pela série Os seis, do Helio do Soveral. Faltam 3 pra completar a coleção mas não encontro em lugar nenhum! Uma pena... Mas fico sempre de olho tentando encontrar. Seria uma maravilha se fossem republicados. Todas essas coleções

    ResponderExcluir