quarta-feira, 18 de abril de 2012

AEILIJ de site novo!


Em abril do ano passado, sugeri à Anna Claudia Ramos atualizar o site da AEILIJ. Dar nova cara, mostrar todo o trabalho realizado pela Associação em prol da leitura e de seus associados. O site anterior servira a seu propósito, mas estava defasado e precisava de uma mexida urgente. Havia muito para mostrar. A AEILIJ realizara tanta coisa bacana que não era divulgada. Assumi a reformulação do site. A Anna gostou da ideia, mas como estávamos em fase de mudança de diretoria, resolvemos deixar o projeto para a nova administração.

Em julho de 2011, o Hermes Bernardi Jr. assumiu a presidência e, de cara, deu apoio ao projeto. Mostrei a ele o layout rascunhado, trocamos algumas ideias e juntos bolamos a inclusão de um header com ilustrações de associados que fossem trocando à medida que o visitante navegasse pelo site. Redesenhei tudo, criei as tabelas e defini os links. Entre as ações que eu queria mostrar, estavam a AEILIJ Solidária da Anna Claudia, a Expo Cores e Formas da Thais e Marília, os Seminários do Hermes, o Vice-versa da Regina Sormani, o Discussões do Luiz Antonio Aguiar, o Trevo da Rosana Rios e agora da Cristina Villaça e Naná Martins, os boletins da Sandra Pina, a antologia que eu organizei, a participação da AEILIJ em Feiras, os descontos para os associados, entre eles o que a Sandra Ronca conseguiu em Sarmede, enfim, muita coisa mesmo, que antes não estava em evidência. Cada uma dessas ações contou com a participação e a ajuda de vários associados, seja diretamente, como a Nireuda que batalhou espaços para a Expo em São Paulo, o JP Veiga, que agora cuida da criação digital do boletim, o Tonton, que levou nosso Trem de Histórias para o público do Nordeste, ou indiretamente através de divulgação em seus blogs e páginas na internet.

Bem, mas voltando ao site, eu garantia o layout e programação básica, mas precisava de alguém que fizesse a migração do banco de dados da antiga página. Apareceu meu grande amigo, Flavio Naylor, dono da Interage Solutions, cuja generosidade não tem barreiras. O Flavio foi quem fez toda a migração do banco de dados do antigo site e ainda criou melhorias essenciais para que tivéssemos uma casa à altura da AEILIJ. Trabalhou duro e gratuitamente para que nós, autores de textos e imagens, pudéssemos ter esse espaço tão bacana. Ele ainda ampliou as páginas dos associados, abrindo lugar para mais um campo de texto, 3 fotos e um avatar.

Veio a fase da coleta de conteúdo para o site. Corri atrás de pranchas de Expos, dados de diretorias passadas, boletins, histórico do AEILIJ Solidária, agendas, fotos de eventos, pdfs de seminários, atas de assembleias, vasculhei os blogs de tanta gente, juntei o que já havia do Trevo, liguei para Anna Claudia, Sandra Pina, Rogério, Hermes, Marilia, Thais, Anie, Luiz, Mauricio Veneza, Sandra Ronca e para vários outros colegas em busca de tudo o que precisássemos. Era necessário ter um registro e, como bom virginiano, eu queria que este fosse o mais completo possível. Como a Sandra Pina bem disse em um post do Facebook, "houve todo um trabalho de cooperação de diversos amigos da associação, que foram buscar no fundo do baú da memória muitas informações sobre a história da AEILIJ!"

O resultado é esse: www.aeilij.org.br

Espero que gostem.

3 comentários:

  1. parabéns pelo trabalho!
    ficou show!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. O trabalho de vocês no novo site da AELIJ ficou muito maneiro! Parabéns a todos envolvidos! Agora só falta eu tomar vergonha na cara e me associar!

    ResponderExcluir
  3. Hihi, o Romont já se associou. Beleza! Mais talento pra turma.

    ResponderExcluir