segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Paixão de Ler 2011

A Prefeitura do Rio de Janeiro - Secretaria Municipal de Cultura - Coordenadoria de Arte e Educação, Livro e Leitura promove, no período de 4 a 11 de novembro, a 19ª Campanha Paixão de Ler, como parte de sua política de incentivo à leitura. O objetivo principal do evento é chamar a atenção para a leitura através de espetáculos, performance de ilustradores, contação de histórias, exposições, palestras e outras atividades.

Segundo o site da Prefeitura, "Mais de 100 atrações literárias movimentarão a cidade... Com programação inteiramente gratuita e atrações distribuídas por vários bairros, o evento da Secretaria Municipal de Cultura tem como objetivo incentivar o acesso da população aos livros, às bibliotecas e a outros espaços onde ocorram atividades relacionadas com a literatura."

A AEILIJ foi convidada a participar e no dia 07/11, às 14hs, farei a mediação da performance de quatro ilustradores da associação, Cris Alhadeff, Sandra Ronca, Felipe Vellozo e Vítor Vanes, no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian.

No dia 9, na mesma bat-hora e no mesmo bat-local, haverá uma mesa de bate-papo com autores da AEILIJ para alunos da 5ª a 8ª séries. Os convidados são Georgina Martins (No olho da rua – historinhas quase tristes – Prêmio Carioquinha 2002), Sandra Lopes (Convite Carioca), Luis Eduardo da Matta (Roubo no Paço Imperial), Hellenice Ferreira (Poemar), Leny Werneck (História de uma cidade contada por ela mesma) e Amelia Lacombe.

Este ano, a iniciativa homenageia a própria cidade, com o tema Crônicas do Rio e a proposta de uma discussão sobre o papel desse gênero literário nos dias de hoje.

A organizadora da campanha e coordenadora de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Fonseca, explica que o evento procura enfatizar a importância da leitura como instrumento de formação do cidadão. “Queremos fortalecer o sonho de um Rio literário.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário