quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Bate-papo no Colégio São Paulo (08/09/11)

Hoje a Cris e eu fomos ao Colégio São Paulo, no Rio de Janeiro, a convite de nossa amiga, a professora e escritora Cristina Villaça, para falar sobre o livro "Condomínio dos Monstros", adotado pelas turmas do terceiro ano.

É sempre um prazer conversar com essa criançada antenada e super esperta que gosta de ler. Claro que para alguns será sempre obrigação, mas a impressão que eu tenho é que hoje em dia os professores buscam textos mais de acordo com a idade e isso facilita muito o gosto pela leitura.

Mas voltando ao São Paulo, chegamos por volta de 13:30 e logo subimos para a biblioteca. Ficamos surpresos ao ver o ambiente todo enfeitado, com panos escuros, fantasminhas, morcegos e até mesmo um esqueleto em tamanho natural chamado Luis Carlos. Quando as crianças surgiram a emoção foi total. Todos estavam fantasiados de monstros. Havia bruxas, vampiros, fantasmas, lobisomem, aranhas e até um monstro de duas cabeças. Muito bacana mesmo!

Fomos apresentados à turma e logo começamos a falar do livro. Como surgiu a inspiração, porque o Saci está junto com os monstros, qual a parte que gosto mais, quais meus outros livros escritos, como é o processo de criação de texto e imagem, e todas as perguntas que povoam a imaginação e atiçam a curiosidade das crianças. Fiquei feliz em ver que já há alguns que escrevem e muitos gostam de ilustrar. A Cris mostrou as imagens originais e as finalizadas, li um trecho da inédita continuação do livro e pronto. Quando vimos, quase duas horas se passaram. Ganhamos pães de mel, autografamos todos os exemplares do terceiro ano e viemos para casa com uma sensação gostosa no peito. Foi um dia MUITO bacana!

















Um comentário:

  1. alex,
    você e a cris juntos ainda são melhores!
    foi uma tarde inesquecível para todos nós.
    obrigada pela presença e, sobretudo, por nossa amizade.
    sucesso sempre!
    cristina villaça

    ResponderExcluir