quarta-feira, 27 de junho de 2012

Particularidades na edição de livro infantil

Ontem fui à palestra da Renata Nakano na Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-RJ. O tema:
Particularidades na edição de livro infantil

É sempre bom encontrar amigos do meio e fiquei feliz em ver a Renata, a Marília, a Tatiana, a Luciana, o Felipe, o Adriano e outros que lá estavam. Foi com esse clima informal de bate-papo que a palestra começou.

O lugar estava cheio. A Renata se apresentou e iniciou com o livro ilustrado e a interdependência da ilustração com o texto. Interdependência essa que afeta a leitura, modificando-a e contribuindo para que o produto livro seja interpretado de formas diferentes.


"A imagem é uma linguagem". Foi dado o exemplo dos termos lar e casa. Enquanto um é melhor descrito com a palavra, o outro pode ser mais definido pela imagem.

"O Livro é uma tecnologia com uso próprio". A interrupção da leitura na quebra de linha e na virada de página pode ser usada para a construção de efeitos poéticos pelo autor. O uso de espaços vazios realça a solidão e o mistério que guarda a próxima página ou o desenho da direita, já que os olhos procuram antes o espaço esquerdo do livro. Isso ficou bem claro em "Fico à espera", de Davide Cali e Serge Bloch.

Renata deu ainda o exemplo de outro recurso utilizado pelo autor do livro "A árvore generosa", de Shel Silverstein, onde a criança da história é chamado de menino no começo, e mais tarde, depois de grande, passa a ser Menino, com maiúscula. Esse mesmo livro traz pequenas frases nas primeiras páginas e, à medida que o garoto cresce, devido à pressa da vida adulta, as páginas se enchem de palavras e passam a ter menos espaços em branco.

O terceiro livro apresentado foi "João Felizardo", um dos contos de Grimm. A ideia aqui foi mostrar a diferença de uma publicação antiga dessa história, com ilustrações em cima de cada página, retratando fielmente o texto, e outra, mais recente, adaptada pela Angela Lago, onde as ilustrações trazem informações que o texto não contém.

Conversamos sobre os papéis do editor e demais pontas da linha de produção. Aqui nos foi mostrado um quadro com as etapas da produção editorial tradicional, entre outros assuntos:

                                                      Projeto Gráfico
Linguagem verbal - Leitura crítica <                          > Diagramação
                                                        Copidesque
- Ilustração - Revisões - Fechamento.


Bem, quem esteve presente saiu de lá sabendo um pouco mais sobre o processo de criação do livro infantil. Recomendo que prestem atenção no site da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC Rio (http://www.catedra.puc-rio.br/index.asp) e acompanhem os cursos e palestras que eles oferecem. Show de bola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário