quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Confraria Reinações Carioca

Existe, aqui no Rio de Janeiro, um evento mensal muito legal, de leitura e discussão de textos infantis e juvenis, nos moldes dos já conhecidos book clubs americanos e europeus. Chama-se Confraria Reinações Cariocas e é aberto a todos escritores e leitores que queiram participar. Até hoje foram 16 encontros, sendo que o próximo já está marcado para o dia 20 de dezembro, às 19hs, na Biblioteca Popular Municipal de Botafogo Machado de Assis, localizada na Rua Farani 53.

O 17º Encontro da Confraria Reinações terá como tema a poesia de José Paulo Paes. Tem um livro dele, "Uma letra puxa a outra", que meus filhos adoravam.

A responsável pela organização do evento é a querida amiga e autora Marilia Pirillo. Pedi que ela me enviasse um texto sobre a Confraria, que segue abaixo. No final estão todos os convites e temas dos encontros anteriores.
----------
"A primeira confraria não teve convite. Quem deu o pontapé inicial foi a Anna Claudia Ramos, aproveitando o Salão do Livro e a presença do Caio Ritter - que é o idealizador e coordenador da Confraria lá em Porto Alegre (e eles já tem 3 anos de atividade) - e de alguns outros confrades gaúchos que estavam aqui na ocasião. Depois deste primeiro encontro no Salão, passamos a nos encontrar na Biblioteca Popular de Botafogo e eu assumi a organização.

Tudo começou numa noite fria em Porto Alegre, era maio do ano de 2007, dezesseis pessoas reunidas em uma livraria para comentar e discutir a leitura de textos infantis e juvenis...

Poderia ter sido um só e único encontro, mas foi apenas o começo de uma história de sucesso que já completou três anos e segue agora espalhando sementes pelo Brasil.

A Confraria Reinações reúne, mensalmente, escritores e leitores de literatura infantil e juvenil, interessados em debater a produção literária voltada às crianças e aos adolescentes, seu espaço e importância na formação de público leitor e seu caráter de Arte. Para tanto, a cada mês, é escolhido um livro infanto-juvenil ou a obra literária de um escritor para ser comentado no encontro. Para saber muito mais sobre a história da Confraria Reinações visite o blog: http://confrariareinacoes.blogspot.com/

Reinando no Rio de Janeiro

No dia 11/06/2010, durante o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, foi inaugurada a Confraria Reinações CARIOCA. O encontro contou com a presença de alguns dos "confrades fundadores" gaúchos e com um número expressivo de pessoas. Fizemos um bate papo sobre o clássico "Peter Pan" e definimos diretrizes para a Confraria Reinações Carioca.

Tivemos o nosso primeiro encontro oficial no dia 20/07, às 19h, na Biblioteca Popular Municipal Machado de Assis, em Botafogo. Para abrir as discussões o tema escolhido foi a obra infantil do escritor moçambicano Mia Couto com seus três livros: "O gato e o escuro", "O beijo da palavrinha" e "Mar-me-quer" (este último não possui edição no Brasil, mas alguns confrades o têm, assim pensamos em incluí-lo).

Convidamos assim, os futuros confrades, à leitura dos textos e a participação. A Confraria está aberta a todos interessados!"















Nenhum comentário:

Postar um comentário