Segundo o portal de cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, 267 projetos foram inscritos para concorrer ao tradicional prêmio João-de-Barro. Um número surpreendente para um concurso que teve suas regras mudadas recentemente (um pouco menos que os inscritos no II Concurso CEPE de Literatura Infantil e Juvenil que esse ano teve 333 participantes). Antes era preciso enviar um texto infantil impresso em Word ou similar. Dessa vez foi necessário criar o projeto gráfico também: uma boneca de livro, já diagramado com capa e tudo, em parceria com um ilustrador, ou sozinho, se o próprio candidato for escritor e ilustrador.
Os candidatos tiveram exatos 2 meses para desenvolver o projeto, um tempo muito curto na minha opinião, o que certamente diminuiu bastante o número de inscritos. Entraram os que já tinham um projeto pronto, ou quase pronto, e os que possuíam um tempo livre para se dedicar totalmente ao livro.
Eu tinha uma história finalizada, com estudos de ilustração já feitos pela Cris Alhadeff, e juntos entramos no Concurso. Sei de amigos da Comunidade de Concursos Literários e da AEILIJ que também entraram. A competição é acirrada e a qualidade dos trabalhos deve ser excelente.
O resultado final do João-de-Barro 2011 será divulgado no DOM e no site da FMC (www.pbh.gov.br/cultura), até o dia 27 de janeiro de 2012.
"O autor da obra vencedora receberá R$ 20 mil, além de uma viagem à Itália, para participar da 49ª Bologna Children´s Book Fair, o maior evento internacional dedicado à literatura infantil e juvenil, que será realizado de 19 a 22 de março de 2012. Após a divulgação da obra vencedora, uma cerimônia de entrega da premiação será promovida, em data oportuna, pela Fundação Municipal de Cultura."
Nenhum comentário:
Postar um comentário