quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mais Concursos Literários

Há pouco menos de um ano, em junho do ano passado, escrevi um post que fala sobre os principais prêmios e concursos literários para textos inéditos, com foco na literatura infanto-juvenil que existem no Brasil (leia aqui). Escrevi sobre o Prêmio Barco a Vapor, da editora SM (atualmente na sétima edição), Concurso Nacional João de Barro, realizado anualmente pela Prefeitura de Belo Horizonte, Prêmio SESC de contos infantis Monteiro Lobato, promovido pelo SESC/DF desde 2003, e Concurso Nacional CEPE de Literatura Infantil e Juvenil (o primeiro foi realizado no ano passado pela Companhia Editora Pernambuco).

Bem, de um ano para cá, conheci outros concursos semelhantes que, embora os prêmios para o primeiro lugar sejam mais modestos, merecem figurar no calendário literário de todo escritor. Se os acima são considerados o Grand Slam dos escritos infanto-juvenis inéditos, os que seguem podem servir para preencher o circuito de prêmios literários. São eles:

Concurso Internacional de Literatura da UBE RJ - Prêmio Ganymédes José de Literatura Infantil e Juvenil - A UBE RJ busca homenagear um escritor diferente a cada ano. Em 2009 foi Monteiro Lobato (livros inéditos). Em 2010 foi Viriato Corrêa (livros publicados). Agora em 2011 é Ganymédes José (adoro "A Morte tem 7 Herdeiros" que ele escreveu a quatro mãos com a Stella Carr), também para livros inéditos. Não há prêmio em dinheiro ou publicação dos vencedores.

Concurso Literário Nacional e Regional da Academia Caxiense de Letras - gênero infanto-juvenil - Em sua 15ª edição, o concurso de Caxias do Sul (RS) premia com troféu os três primeiros colocados de cada gênero. Não há prêmio em dinheiro ou publicação dos vencedores.

Concurso Nacional de Literatura Infanto-Juvenil "Alcione Lüneweber-Mila Behrendt" - Estreando agora em 2011, esse concurso realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa (PR) dá ao vencedor de cada categoria (leitor iniciante, em processo e fluente) o prêmio de R$1.200,00 mais a publicação da história, ilustrada, em uma edição de 1000 exemplares pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Destes, 100 são cedidos ao autor, a título de direitos autorais, e 900 distribuídos gratuitamente em bibliotecas, escolas, instituições e para críticos literários. Na primeira edição do concurso, os textos concorrentes deveriam se basear nas lendas de Ponta Grossa.

Prêmio Agostinho de Cultura - Em sua segunda edição (2011), o prêmio é oferecido pela editora Adonis, de Americana-SP, nos mesmo moldes do Barco a Vapor, porém com premiação muito menor (R$2.000,00). O prêmio serve como pagamento dos direitos autorais para uma edição de 3000 exemplares. Caso haja interesse das partes em novas edições, o autor passará a receber 10% do preço de capa.

Existem ainda outros prêmios menores, como o que ganhei de fábulas. Mas como não há comprometimento com novas edições, não coloquei na lista.

Além dos prêmios para livros editados que mencionei no outro post (Jabuti, UBE e FNLIJ), há ainda o Prêmio Literário Glória Pondé de Literatura Infantil e Juvenil da Fundação Biblioteca Nacional.

3 comentários:

  1. Alexandre,
    Esta é a primeira vez que passo por aqui.
    Encontrei muita coisa interessante e por
    este motivo já estou seguindo os passos
    do BLOGÃO.
    Sou CRISTINA SÁ do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante este espaço,Farei a devida divulgação aos amigos.parabéns.

    ResponderExcluir