domingo, 27 de junho de 2010

Concursos Literários

Eu queria falar um pouco sobre os concursos/prêmios literários infanto-juvenis que acontecem aqui no Brasil. Temos poucos bons concursos, por isso mesmo acho que devem ser divulgados para quem quiser participar. Os principais são:

Prêmio Barco a Vapor, promovido pelas Edições SM (sexta edição em 2010), que dá de prêmio, além da publicação, um adiantamento nos direitos autorais de 30 mil reais;

Concurso Nacional João-de-Barro, promovido desde 1974 pela prefeitura de Belo Horizonte. O vencedor pode ganhar até 16 mil, se for apontado pelos dois juris, um adulto e um infantil. Caso seja escolhido por um somente, ganhará 8 mil. Tenho uma amiga, Henriette Effenberger, que ganhou no ano passado com "Vida de Sabiá". Palmas para ela!;

Concurso Nacional Cepe de Literatura Infantil e Juvenil, promovido pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE). A primeira edição desse concurso é agora em 2010. Tomara que fique. O prêmio é de 8 mil para o vencedor de cada categoria (infantil e juvenil), 5 mil para os segundos colocados e 3 mil para os terceiros;

Prêmio SESC de contos infantis Monteiro Lobato, promovido pelo SESC/DF desde 2003. A premiação da edição de 2009 foi de 2 mil para o primeiro colocado, 1,5 mil para o segundo e 1 mil para o terceiro, além de participação em uma coletânea de contos.

Um concurso bom que deixou de existir é o Prêmio Alfredo Fernandes de Literatura Infantil, que fazia parte dos Prêmios Literários Cidade de Manaus (eram 16 categorias e o vencedor de cada uma ganhava 5 mil). A quarta edição tinha o prazo para as inscrições até o dia 30 de abril do ano passado. 

Tem uma coisa que eu disse na entrevista para o Literatura Clandestina, que acho pertinente. Vou colocar um trecho aqui. "Segue uma nota interessante que pesquei na internet: "Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que institui concursos regionais em todo país para a descoberta de novos escritores. Esses concursos passariam a ser uma das atribuições do Poder Executivo para a difusão do livro dentro da Política Nacional do Livro. O projeto do deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR) recebeu parecer favorável do deputado Pedro Wilson (PT-GO), na Comissão de Educação e Cultura, e segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, com trâmite conclusivo nas comissões da Câmara dos Deputados." (fonte: Flip) Acho uma boa iniciativa. Resta saber o que estará nas entrelinhas. Quem será da comissão julgadora? Tem rabo preso? Tem projeto com o governo? Ganha quem for compadre? Seja como for, devemos fiscalizar, dar crédito e bater palmas."

Será que o "Cidade de Manaus" voltará se isso passar? Vou ficar na torcida.

Existem outros concursos menores para contos inéditos, além dos conhecidos Prêmio Jabuti e outros da UBE e da FNLIJ para livros publicados.

Quem tiver interesse em conhecer outros concursos literários, sugiro entrar na comunidade "Concursos Literários" do Orkut. Lá tem de tudo e a galera é super gente fina. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário