quinta-feira, 3 de março de 2011

Meu Nook Color chegou!

Quando os leitores de e-books começaram a surgir, eu pensei que fosse uma moda passageira. Esnobei mesmo. Já tinha ouvido falar no Kindle, mas nunca dei bola. Um dia fui tomar um chope com um amigo no bar Clipper, no Leblon. Acabamos conversando com um sujeito na mesa ao lado que nos mostrou o Cool-er, outro leitor digital. Seu nome era Duda e ele estava criando a Gato Sabido. Dei uma olhada no aparelho, achei legal, mas quando vi que era só preto e branco, me desinteressei. Afinal escrevo infantis e neles a cor é fundamental. Falei para o Duda sobre o portal Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) onde ele poderia pegar alguns textos e oferecer na Gato Sabido. No final do papo o Duda me deu seu cartão e me pediu que o enviasse algum texto meu para ele vender no site dele. Acabou que não enviei nada na época. Hoje a Gato Sabido é um sucesso e acabei perdendo a chance de participar dos primórdios das vendas de e-books infantis no Brasil.

Tenho amigos que adotaram o e-book como forma de publicação. O JP Veiga é um deles. Já comprei alguns livros seus, editados pela Caki Books e vendidos na Gato Sabido e em outras lojas virtuais. A Angela Lago já se aventurou por essas bandas também, com seu belo De Morte!. Resolvi que também terei meu e-book infantil.

Como não tinha o leitor digital, precisei comprar o aparelho. Quero testar meu e-book antes de oferecê-lo a alguém. Procurei um que aceitasse PDF, EPUB e todos os formatos mais conhecidos de livros virtuais. Apesar da tecnologia e-ink ser ideal para a leitura, ainda não há no mercado um leitor com e-ink colorido. Já li que até o final do ano o e-ink colorido estará a venda, mas pelo preço de 600 a 700 dólares. Bem, eu não imaginava gastar tanto assim de cara, então fui ver quais as opções em LCD. O iPad mais barato custa $500,00. Achei outros leitores coloridos, como o Velocity Micro Cruz, Skytex Primer, Augen, mas nenhum deles tinha a mesma resolução de tela e quantidade de memória, além da aceitação de vasta gama de formatos de e-books, que tem o Nook Color, da Barnes and Noble. O preço também agradou: $250,00 - metade do iPad.

O Nook chegou no fim de semana passado. O bichinho é uma maravilha. Tem touchscreen, wi-fi, acesso a internet, guarda músicas em mp3, fotos da família, projetos de livros, documentos, organiza os livros por prateleiras, a B&N oferece livros gratuitos para download, enfim, maneiríssimo! Claro que, como o Nook Color acabou de ser lançado, há ainda algumas falhas no software do aparelho. Não dá para programar a hora pelo horário de Brasília, só pelo horário americano. As capas dos livros baixados pelo site da Barnes and Noble são coloridas, mas os outros tem a capa padrão cinza. O aparelho ainda não aceita filmes em flash. São oferecidos pouquíssimos jogos. De acordo com a Barnes and Noble, esses e outros pequenos detalhes serão resolvidos nas próximas atualizações do software. Basta esperar um pouco.

A Cris já leu histórias no Nook para as crianças na cama, e eles adoraram a novidade. Valeu a pena. Achei uma ótima compra. O primeiro passo para a criação de meu e-book.

4 comentários:

  1. Adorei essa notícia, valeu pela dica. Vamos aguardar mais um pouquinho, nesse período de espera, vamos nos contentar com os livros convencionais. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Boa! bem vindo ao mundo Infantal ou digitil - o mundo infantil digital! essa é mesmo a coisa - agora vc tem o futuro na palma da mão!
    Abracins,
    JP

    ResponderExcluir
  3. Cara, comprou aonde o nook?

    ResponderExcluir
  4. Uma amiga minha trouxe dos Estados Unidos.
    []s
    Alex

    ResponderExcluir