sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Memórias da Literatura Infantil e Juvenil

Achei um site sensacional. Na verdade ele já parece estar no ar há bastante tempo, mas eu não o conhecia. Trata-se do Memórias da Literatura Infantil e Juvenil
(http://www.museudapessoa.net/mdl/memoriasDaLiteratura/index.cfm), que é parte do site Museu da Pessoa
(http://www.museudapessoa.net/index.shtml).


Quem gosta do mundo literário infanto-juvenil, irá certamente apreciar o site. Segundo o próprio, "Memórias da Literatura Infantil e Juvenil é um projeto que se constitui por fragmentos de memória, que, reunidos, compõem um mosaico vivo e dinâmico. Aqui, a Ruth, a Ângela, o Ziraldo, a Tatiana, a Ana Maria, e outros tantos, aparecem não como escritores ou ilustradores ou editores ou promotores de cultura, que são, mas como pessoas do mundo que narram, como a gente toda narra, um pouco do que viveram, de sua infância e descoberta, de suas alegrias e dores de viver e fazer. Aparecem-nos neste espaço como pessoas quaisquer, em suas singularidades, oferecendo ao leitor a palavra que diz suas vidas, suas memórias antigas e recentes, seus fazeres e sonhares".



Resumindo: o site conta com 45 entrevistas filmadas e transcritas de feras do mundo literário, com fotos, biografia e prêmios conquistados, além de uma linha do tempo com datas relevantes marcadas por entrevistados e leitores, e um Fórum de debates, onde o visitante pode falar sobre livros que marcaram sua infância, entre outros.

São ótimas entrevistas que nos dão uma ideia do que se passa na cabeça de alguns ídolos da literatura infantil e juvenil. Eu assisti, por exemplo, à Ângela Lago falando sobre a Maria Clara Machado, Pedro Bandeira comentando Monteiro Lobato, Ziraldo descrevendo como criou o livro "Flicts", a crítica literária Laura Sandroni explicando a criação da FNLIJ em 1968, e muitos outros papos interessantes e divertidos.

Os entrevistados são autores, ilustradores, editores e críticos literários. Estão lá: Marina Colasanti, Luis Antonio Aguiar, Sonia Junqueira, Ciça Fittipaldi, Jô Oliveira, Ana Maria Machado, Luiz Galdino, Claudio Martins, Ruth Rocha, Fernando Lemos, Marilda Castanha e muita gente boa. Recomendo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário