sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Livros com ilustrações de Cris Alhadeff

Eu estava aqui pensando: "Por que não mencionar os livros com ilustras da Cris Alhadeff aqui no meu blog?"

Decidi escrever sobre eles, afinal, além de minha querida sócia conjugal, a Cris é uma ilustradora super criativa e versátil. As vezes há passagens de texto onde eu não consigo visualizar soluções razoáveis e ela pega um lápis e zás! Surpreende sempre.

Bem, o primeiro livro que ela ilustrou é o "Condomínio dos Monstros", da RHJ. Esse vocês já conhecem. Depois vieram "Alice faz aniversário", de Tânia Velozo, publicado pela Zit em 2010, "Vou contar um segredo - uma história cheia de medo", do Zé Zuca, pela Mirabolante em 2010, e finalmente "Alfinete, o porco-espinho", de Lucília Garcez, publicado pela Franco também em 2010.

Já postei comentários sobre o livro do Zé Zuca, então vou ficar só nos outros dois.

Alice faz aniversário - Tânia Velozo, de um jeito todo respeitoso, constrói uma história para a criança entrar e morar. Ela pode entrar, sem susto, nas alegorias do tempo por meio de um assunto bastante caro às crianças de todas as idades: o tamanho que o tempo tem. A medida? A data de seu aniversário, os aspectos simbólicos e lúdicos que o acontecimento contém. Assim, com maestria e simplicidade, Tânia nos convida a repensar a infância “escovando a história a contrapelo”, como nos diria o filósofo e crítico da cultura Walter Benjamin. A alegoria do movimento de escovar ao revés do pêlo toca os jogos tradicionais infantis, os papéis de presente, o bolo de chocolate, a alegria e o susto de crescer no período da infância. Surge, então, a criança revigorada, que, ao final da festa de aniversário, pode fechar os olhos e dormir. Na condição de ser apenas criança, se embalar e em sonhos partir. (Marcia Cabral)



Alfinete, o porco-espinho - Não há nada como um bom livro quando se está aprendendo a ler. Pensando nisso, a escritora Lucília Garcez escreveu uma obra inteirinha dedicada aos pequenos. Alfinete, o porco-espinho conta história de um porquinho que não sabe controlar seus espinhos.

Um detalhe muito legal nesse livro, é que a Cris pesquisou fotos que mostrassem detalhes das peles de porco-espinho, coelho, tamanduá, papagaio, capivara, gambá, ariranha e onça pintada. Em seguida tratou as imagens e aplicou no corpo dos personagens. O resultado ficou bem interessante!

E vem mais por aí. A Cris já tem outro livro ilustrado para a Franco, mas que ainda não foi publicado. Ah! E daqui a pouco sairá meu novo livro, "Festa do Calendário" pela RHJ, e adivinhe quem é a ilustradora? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário