terça-feira, 6 de julho de 2010

Conhecimento Prático Literatura

Tenho uma amiga, Simone Pedersen, que é escritora. Ela tem quatro livros infantis com lançamentos previstos para agosto (estou na fila para comprar). A moça tem talento. E não sou só eu que penso assim, afinal a Simone escreve para jornal e revista e já ganhou um monte de prêmios em concursos literários. Bem, mas por que estou falando dela? É porque a Simone me mandou um e-mail perguntando se eu tinha lido a revista "Discutindo Literatura Especial - Literatura Infantil e Juvenil". "Ué? Não conheço. Está nas bancas?" "Alex, aqui na minha cidade tem."

Fui averiguar. Achei a "Conhecimento Prático Literatura" com o Monteiro Lobato na capa. Conheci há pouco tempo essa revista da editora Escala. Dei uma folheada e gostei, apesar de não ter comprado. Não frequento mais bancas de jornal como antigamente, a não ser para comprar figurinhas para meus filhos. No entanto fiquei curioso para ler essa publicação baseada em infanto-juvenil. Procurei em vários jornaleiros aqui do Leblon. Necas. Fui para a internet. Fucei aqui e ali e achei. Na verdade, a "Discutindo Literatura" é antecessora da "Conhecimento Prático Literatura", da mesma editora. A revista que a Simone mencionou era a de número 3 (a última nas bancas era o número 30, já com o nome Conhecimento Prático). O bicho era antigo. Ainda assim eu o quis e comprei online. Não só esse, como outros números (18 e 28).

Adorei a publicação. A revista é feita com um imenso capricho. As matérias são interessantes e bem escritas. A número 03, o especial infantil e juvenil, vem com uma análise histórica do gênero, textos sobre contos de fadas, histórias clássicas, Ilan Brenman, Maria Antonieta Cunha, Daniel Munduruku, Elisabeth Serra (secretária-geral da FNLIJ), Anna Claudia Ramos apresentando a AEI-LIJ, Rose Campos falando sobre Bartolomeu Campos de Queirós, Heloisa Prieto, Ana Maria Machado, Laurabeatriz, e muito mais.

Embora os outros números que adquiri não sejam unicamente direcionados à literatura infantil e juvenil, há também matérias bem legais que interessam a todos. O número 28 tem na capa: "Era Digital - Escritores e editores criam estratégias para aproveitar as facilidades da internet", além de "Frank R. Stockton - A literatura infanto-juvenil que estimula a inteligência". O número 18 traz: "Contos de Fadas - Versões que não renderam desenhos infantis".

Parabéns a Editora Escala pela revista bacana que é a "Conhecimento Prático Literatura".
        

3 comentários:

  1. Obrigada pro compartilhar conosco Alex. Por um acaso comprei a discutindo Literatura especial, acho que porque saiu um artigo da Anna Claudia Ramos lá, se não em engano é essa.
    Creio que a internet é uma boa fonte de divulgação dessas revistas, visto que, quem não está no meio acadêmico muitas vezes nem sabe da existência das mesmas. eu não sabia. Um abraço,

    Chris

    ResponderExcluir
  2. Grande dica! Obrigado! Eu também nunca vira ou ouvira falar...
    Abs
    Eunícia

    ResponderExcluir
  3. ah que pena. Perdi essa edição sobre literatura infantil e juvenil.

    ResponderExcluir