quinta-feira, 15 de julho de 2010

Livros de amigos (01)

Tem sempre algum livro novo chegando em casa. Alguns são presentes, outros são comprados, e claro, alguns nascem aqui. Hoje quero escrever sobre três livros muito bacanas que descolaram um lugar na estante dos favoritos. O primeiro é um lindo texto do Zé Zuca ilustrado pela Cris Alhadeff. Chama-se "Vou contar um segredo - uma história cheia de medo". O segundo é uma história bem legal da Alessandra Pontes Roscoe, ilustrado pelo Jô Oliveira, de nome "JK, o lobo guará". O último é "Obax" do extraordinário André Neves.

Quem conhece o Zé Zuca sabe como ele é divertido. O cara comanda um programa de auditório semanal (ao vivo) na Rádio Nacional chamado "Rádio Maluca", que vai ao ar todos os sábados das onze ao meio-dia. As crianças participam do programa que tem ainda convidados ilustres, contação de histórias, brincadeiras e muita música boa. Pois não é que o Zé Zuca escreveu uma história tão divertida e ao mesmo tempo sensível, na qual uma menininha vai listando os medos que sua família tem? Medo de baratas? De Elevador? Ora essa! Na minha idéia deve ser por causa...
Recomendo o livro. As ilustrações da Cris Alhadeff são uma graça. A editora Mirabolante caprichou na produção de "Vou Contar um Segredo...". A capa laminada com verniz localizado dá um charme a mais.

A minha amiga Alessandra Pontes Roscoe lançou o "JK, o lobo guará", durante o 12º Salão da FNLIJ, no Rio de Janeiro. Quem viu a moça contando a história para as crianças do Salão, se apaixonou por essa declaração de amor a Brasília. A história, contada em versos, fala sobre o nascimento da nossa capital, visto pelos olhos de um lobo guará. Como um bicho do cerrado pode ser da cidade? Será que ele vai perder seu instinto selvagem? Para saber só lendo o livro. Ah! no final a Alessandra colocou um texto sobre a história de Brasília e algumas curiosidades. Show!
As ilustrações são do Jô Oliveira, um craque, e a publicação ficou por conta da Melhoramentos. Aliás é bom ressaltar o capricho com que a editora tratou o livro. A capa em alto relevo e as bordas arredondadas dão um toque especial!

O que mais dizer do André Neves? Que o cara é fera na ilustração, todos já sabiam. Que ele é super premiado é notícia velha. Agora que ele é também escritor, e dos bons, nem todos ainda sabem. "Obax" não é seu primeiro trabalho com texto e ilustração. Antes ele já publicara outros, como o divertido "Margarida", da editora Lê. Esse no entanto está entre os seus mais recentes lançamentos. Estive no 12º salão da FNLIJ e tive a oportunidade de conhecer o André. O cara é super gente fina e solícito toda vida. Lá conheci o livro, que ele apresentou para uma turminha de crianças curiosas. Fui correndo comprar. A história da menininha africana que inventava histórias para compensar a solidão é emocionante. A volta ao mundo no lombo do seu amigo elefante é contada de forma lúdica e colorida. Só a ilustração do elefante já vale o livro. A edição da Brinque-Book merece nota 10!

Um comentário:

  1. Alex,Muito obrigada pelas palavras carinhosas e pelo entusiasmo com meu lobo-guará! Também adorei o Condomínio e fico muito feliz em saber que seus monstros todos vão se esbaldar no palcos!
    Grande beijo

    ResponderExcluir