quinta-feira, 1 de julho de 2010

Viagem Espacial Interativa - Resenha


Viagem Espacial Interativa
de Alexandre de Castro Gomes
Resenha de RHJ

“Sempre gostei de criar histórias. Minhas brincadeiras com soldadinhos e carrinhos de matchbox envolviam situações complexas e finais surpreendentes. Como toda criança, meu irmão e eu usávamos a imaginação e transformávamos o corredor da casa em pradarias para nossos cavalos e as camas em montanhas intransponíveis, chegando mesmo a criar cavernas com cobertores. Qualquer embalagem de isopor servia como nave espacial com ponte de comando e sala das máquinas. Os encostos de sofás e poltronas davam ótimas pistas para os carrinhos.” Por este depoimento, é possível entender como a mente criativa de Alexandre de Castro Gomes criou também a história do livro Viagem Espacial Interativa, recentemente lançado pela RHJ.

Ele diz que na época em que bolou o texto da Viagem, pensou em criar uma história que pudesse depois ser colocada em computador. Virar uma espécie de joguinho para crianças, no estilo Freddi Fish, onde cada coisinha que se clicasse tivesse um movimento de flash. O final seria sempre o mesmo, mas haveria opções de percurso. “Uma coisa simples que pudesse ser interessante e ao mesmo tempo educativa, que eu acabei transformando em um livro”, relata.

A ideia de usar os planetas surgiu de um papo que teve com sua esposa sobre o Planetário da Gávea. “Eu disse a ela que nunca tinha visto o tal filme na cúpula e ficamos de marcar um dia para ir até lá (o que só acabei fazendo depois que meus dois filhos já tinham idade para entender). Achei que escrever sobre planetas de uma forma lúdica seria uma ótima forma de aprendizado.”

O legal é que a quantidade de planetas e objetos do espaço encaixava-se perfeitamente com o que ele queria fazer. “Eu precisaria de X elementos e lá estavam todos eles me esperando. Se houvesse mais um ou menos um, não daria certo. Era o número ideal. Na verdade, com a controvérsia sobre Plutão, tive de adaptar para incluir os planetas-anões.” Fantástico foi o modo como Alexandre conseguiu amarrar bem toda a sua história. Ela estimula a imaginação a correr tão solta que, com um pouco menos de talento, poderia levar à dispersão dos pequenos leitores. O resultado é simplesmente imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário