domingo, 8 de maio de 2022

Travessia das Letras - Portugal

No ano passado fui convidado pela querida Luciana Savaget para participar da 2ª edição da festa infantojuvenil portuguesa Travessia das Letras, que ocorre em Oeiras-PT, e que tem a Claudia Pinheiro como produtora executiva. O departamento de Educação de Portugal selecionou o livro “Quem matou o Saci?” (de Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff) para ser lido e trabalhado pelas crianças nas redes de bibliotecas de Oeiras. Participam também, além da Luciana e eu, Daniel Munduruku, Flavia Lins e Silva, Ciça Fittipaldi, Ailton Krenak, André Neves, Jô Oliveira e outros.

Tudo certo, tudo encaminhado e leituras sendo feitas. Aí estourou a guerra na Ucrania e as passagens subiram de preço, o dinheiro encolheu e a participação dos autores convidados foi diminuída. Uma pena, mas não havia nada que pudéssemos fazer. Resta o consolo de saber que o evento ainda acontecerá e que as crianças portuguesas estão trabalhando com os nossos livros e já devem estar sabendo tudo sobre os personagens do nosso folclore. Haverá leituras das obras selecionadas e é possível ainda que ocorram encontros virtuais.

Saci Pererê, Macunaíma, Teatro Tablado, ritmos brasileiros, indígenas, culinária, história, literatura de cordel, todos estes personagens e temas estarão reunidos a partir do próximo dia 16 de maio na 2ª edição da Travessia das Letras – Festa Infantojuvenil da Língua Portuguesa que vai decorrer  entre os dias 16 e 22 de maio no Templo da Poesia/Parque dos Poetas, no município de Oeiras, Portugal.

É a diversidade brasileira presente em um evento muito bacana que é, antes de tudo, um projeto de intercâmbio de cultura, amizade e carinho dos brasileiros pelos portugueses, principalmente, num ano significativo como o bicentenário da independência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário