quarta-feira, 31 de julho de 2019

Talento x Formação

Essa semana uma pessoa me disse que gostaria de ter o meu talento tanto para escrever quanto para falar em público. Eu disse que não era uma questão de talento, mas de estudo.

A formação tem que ser constante. Precisamos estar sempre aprendendo e nos aprimorando. Nos cercando de pessoas que trabalham com a cultura, mesmo que estejam começando, porque elas têm algo a nos ensinar também. Eu disse que apesar de já ter 11 anos de estrada e mais de 30 livros como autor publicado, ainda trabalho na minha formação. Voltei para os bancos da faculdade para uma pós em LIJ, organizada pela Cintia Barreto. Me rejuvenesceu. Sábado que vem estarei junto de Cris Alhadeff, Marilia Pirillo, Karen Acioly, Júlio Emílio Braz, Silvia Castro, Patricia Nogueira, Domingo Gonzalez, Lucia Morais, Carmen Pimentel, Cristiane Oliveira e outras feras para uma aula com o talentoso Rogerio Andrade Barbosa. Já quero fazer um mestrado no ano que vem. No mês passado terminei um curso de extensão universitária em Formação de Mediadores de Leitura pela Universidade Aberta do Nordeste, com apoio da Universidade Federal do Ceará. Ainda em junho, participei como ouvinte, a convite da super Flávia Côrtes, do I Encontro Nacional de Literatura Infantil/Juvenil da UERJ, quando conheci projetos literários muito bacanas. Estive ainda nesse mês em uma oficina de Padronagem na ESDI, junto com os meus filhos. Esse ano fiz outra, de xilogravura, com minha filha também. Padronagem e xilogravura tem o quê a ver com literatura infantil? TUDO! É só pesquisar. Procuro aprender o máximo porque há ainda muito que não sei. Sempre haverá.

Ser autor não é mais ficar em casa escrevendo somente. Isso é apenas parte do trabalho. Temos que nos mostrar para o público leitor. Vender a literatura para quem não acha que ela é importante. E para isso, temos que saber o que falar, ter conteúdo, participar de oficinas, ir às palestras... Estar preparado para entrar em debates. Saber o que acontece no mercado. Ler muito. Tanto livros de literatura quanto teóricos. Indicar os livros dos colegas quando for necessário e também quando não for. É primordial frequentar feiras e eventos literários, com ou sem convite. Até porque só é convidado quem tem algo relevante a dizer, e quanto maior o conhecimento do autor, mais chances ele tem de ser convidado.

Por isso a formação é importante. Dizer que é só talento é minimizar o trabalho. Talento é sorte. Formação é suor. Acredito mais no segundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário