Anuário 2015 da AEILIJ

O Anuário 2015 da AEILIJ está pronto!

Um projeto antigo da associação que foi lembrado pelo Maurício Veneza no fim do ano passado em uma conversa com a Thais Linhares e o Marcelo Pimentel. Pensou-se em deixá-lo para o início de 2016. Conversei com a Sandra Pina, presidente da AEILIJ, e assumi a edição e produção do catálogo para que ele saísse ainda este ano, contemplando as obras de 2014. Depois pedi pelo Facebook, site e lista de discussões que todos os associados enviassem suas capas, sinopses e demais informações.

Tínhamos somente janeiro para estar com o trabalho pronto. Foi pouco tempo para desenvolver um layout e ajustar imagens e textos ao mesmo, mas acabou dando tudo certo. Escolhi fazer em tamanho A4 para facilitar a impressão. A princípio nosso objetivo era uma simples distribuição do anuário em pdf mas resolvi também disponibilizá-lo em formato de revista, através do Issuu.

Em quinze dias conseguimos 164 capas de livros lançados em 2014 por 83 associados aeilijianos. Um sucesso que já promete ser maior em 2016!

Tenho seis livros lá:
Motim das Letras (ilus. Luiz Maia - Globinho);
A bola ou a menina? (ilus. Sergio Magno - Melhoramentos);
Essas maravilhosas geringonças (ilus. Anttonio Pereira - Franco);
Robóticos (ilus. Cris Alhadeff - Rovelle);
O corvo e o dragão (ilus. Cris Eich - Globinho); e
Folclore de chuteiras (ilus. Visca - Peirópolis).

Ao longo do projeto, mantive contato com o Maurício, o Marcelo e a Thais, que enviaram lindas ilustrações e ajudaram na revisão final. 

Sugeri que fosse colocado um texto que alertasse contra os malefícios das cópias de livros, algo que a associação já pretendia divulgar nas mídias sociais. A Anielizabeth redigiu uma bela carta que se encontra logo após a apresentação do anuário pela Sandra Pina.

Estamos muito orgulhosos do resultado. Soubemos que nosso anuário foi parar em uma matéria da Bia Reis para o Estante de Letrinhas, blog do Estadão para literatura infantojuvenil:

Seguem os links para visualização e download. Divulguem para professores, jornalistas, blogueiros e demais interessados.

Para folhear em formato de revista no Issuu:

Para fazer o download em pdf:

Saudações literárias!
Alexandre de Castro Gomes
Coordenador de comunicação digital da AEILIJ

0 comentários:

Postar um comentário