segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

II Encontro da Bodega Literária no Rio de Janeiro

O primeiro encontro ocorreu em 20/01/10, no Sindicato do Chopp do Leme. Éramos 6 escritores da comunidade orkutiana da Bodega Literária, que enfrentaram uma chuva torrencial (sério, as ruas pareciam rios com correnteza e tudo) para poder trocar experiências e histórias sobre livros, política, religião e tudo o que um chopinho dá direito. Dois anos e um dia depois, nos encontramos novamente, dessa vez em maior número, no Galeto Mania da Cobal do Humaitá. O evento ocorreu no último sábado e posso afirmar que haverá outros em breve. Eu, particularmente, adorei estar ali com aquele bando de feras comedores de prêmios literários. Falamos sobre editoras, SOPA, PIPA, textos infantis, antologias, jogos de botão (está marcado, hein, galera?), concursos (bons e ruins), autores, revisores, dicas, AEILIJ, comidas, filmes, futebol e sei lá o quê. Cheguei em casa às 2 da madruga.

Bem, o evento estava programado para 19hs. A Cris Alhadeff e eu chegamos com uns 5 minutos de atraso e já encontramos a amiga Simone Pedersen (poeta, contista, cronista, colunista, autora de vários livros infantis e adultos, ganhadora de dezenas de prêmios e associada à AEILIJ) que veio de Vinhedo, São Paulo, para o encontro. Logo em seguida chegou Zulmar Lopes (ganhador de inúmeros prêmios, um dos moderadores da CL no Orkut e autor do ótimo livro "O cheiro da carne queimada", lançado recentemente).

A noite passava e iam chegando mais colegas: Kim Hodge, editora da Caki Books; Zé Ronaldo, o gigante vencedor de vários prêmios e autor de "O Prisioneiro" (veio de Mutum-MG com a esposa Sheila e a filha Clara); Tatiana Alves e André Caldas, casal de escritores e professores, com vários prêmios na estante e livros publicados. A Tatiana é doutora em letras e já publicou o infantil "Além do arco-íris", pela Brasiliense; Henrique Bon e a esposa Marcia, ele é psicanalista, escultor em bronze, pai orgulhoso de Carlos Henrique Bon (autor das tirinhas "Um sábado qualquer") e autor de "A noite dos peregrinos" um romance maravilhoso sobre o início da imigração suíça no Brasil. Os dois são de Friburgo; Nathalia Wigg e o músico Alexandre Absalão, ela é escritora super premiada, revisora, moradora de Nikity e autora de "Essência Azul"; Rodrigo Domit e sua parceira de vida Ana Cecília. Ele é autor do ótimo livro de minicontos "Colcha de Retalhos" (gostei de saber que o mundo é amarelo!) e responsável pelo blog http://concursos-literarios.blogspot.com/; JP Veiga, que trouxe a Sabrina e o Gabriel, é escritor e ilustrador de vários livros infantis, defensor do livro eletrônico e associado à AEILIJ.

Foi um evento maravilhoso e, segundo soube, já há planos para outro, dessa vez em São Paulo, durante a Bienal, com os amigos e escritores Henriette Effenberger, Carlos Bruni, André Kondo, Paulo Franco, Cássia Rosso, Simone Pedersen e outros. Aguardem!

Ainda com a Kim e antes da Nathalia chegar

Cris Alhadeff na foto também.

JP Veiga, Simone Pedersen, Zulmar Lopes, Henrique Bon, Rodrigo Domit e Ana

Zulmar Lopes, Alex e Henrique Bon

JP Veiga, Alexandre de Castro Gomes, Zulmar Lopes, Henrique Bon, Simone Pedersen, Nathalia Wigg, Tatiana Alves, André Caldas, Zé Ronaldo e Rodrigo Domit

Ói nóis aqui outra vez!

Nathalia, Sabrina, Alex, Cris Alhadeff e Gabriel

Um autógrafo caprichado para o Gabriel

Mesa cheia de livros. Eu ganhei onze de presente!

Momento descontraído

com Nathalia Wigg

com Simone Pedersen

Íma de geladeira e porta-copos distribuído no evento

2 comentários:

  1. Noite memorável. Feliz por rever antigos amigos, conhecer novos e trocar ideias sobre o mundo em geral e a literatura em particular.

    ResponderExcluir
  2. Bacana! E eu perdi, estava aí pertinho na Gustavo Sampaio :)
    Abração,
    Chris Angelotti

    ResponderExcluir