sexta-feira, 15 de julho de 2011

15/07/11 - Resultado do Concurso Nacional de Literatura Inf-Juv Alcione Lüne Weber

O Concurso de Literatura Infanto-Juvenil Alcione Lüne Weber - Mila Behrendt, promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa - PR, passou a ser nacional em 2011 (já houve duas outras edições, Eunice D’amico, em 2009, e Almir Correia, em 2010, mas para escritores locais somente), dando aos vencedores de cada categoria (leitor iniciante, em processo e fluente) o prêmio de R$1.200,00 mais a publicação da história, ilustrada, em uma edição de 1000 exemplares pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Destes, 100 são cedidos ao autor, a título de direitos autorais, e 900 distribuídos gratuitamente em bibliotecas, escolas, instituições e para críticos literários.

Nesta primeira edição nacional do concurso, os textos concorrentes deveriam se basear nas lendas de Ponta Grossa.

Bem, quem me indicou o concurso, foi a amiga escritora e jornalista Thaty Marcondes, que mora nessa linda cidade do Paraná. Achei a proposta muito bacana e concorri na categoria para leitores fluentes com o texto "O Tesouro do Lagarto de Fogo".
Não é que GANHEI? Já me disseram que os livros são editados e publicados com o maior capricho. Estou ansioso para ver como vão ficar.

Espero que o concurso tenha vida longa. Tudo, desde o recebimento dos originais, comunicação, tempo de análise e divulgação dos resultados foi feito da melhor maneira possível. É um concurso seríssimo, sem dúvida nenhuma, e já entrou na minha relação de Grand Slam da Literatura Infantil, junto com o Barco a Vapor da SM, o João-de-Barro da Prefeitura de Belo Horizonte, o Monteiro Lobato do SESC-DF e o do CEPE.

Então, sem mais delongas, eis os ganhadores:

Categoria 1 -
"A história do ursinho meio branco meio bege", de Tatiana Campos Batista, Rio de Janeiro-RJ
Categoria 2 -
"O lápis preto que só ficava quieto", de Eduardo de Paula Nascimento, Franca-SP
Categoria 3 -
"O tesouro do lagarto de fogo", de Alexandre de Castro Gomes, Rio de Janeiro-RJ

Resultado completo, incluindo as categorias regionais, no site da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa:
http://www.pontagrossa.pr.gov.br/node/11132

Um comentário:

  1. Parabéns pra você, bem, pra nós. Foi bom ler e ver como alguém seguiu os passos até o resultado final, parece que não estou sozinha, eu e uma máquina que me dá algumas pistas, chamada Alfredo Mourão.

    ResponderExcluir