sexta-feira, 13 de maio de 2011

CartaAlerta sobre o Ministério da Cultura e Artes do Brasil

A jornalista Suely Pinheiro postou no Portal Macunaima (http://portalmacunaima.ning.com/forum/topics/cartaalerta-sobre-o-ministerio) uma carta alerta em resposta à carta aberta à Presidente Dilma criada pelo Movimento Mobiliza Cultura. Suely pede que os artistas, escritores, criadores e simpatizantes assinem a missiva em apoio à atual gestão do MINC. Eu já pedi a inclusão da minha assinatura e peço que todos façam o mesmo

O Mobiliza Cultura alega que a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, está barrando o novo texto de lei dos Direitos Autorais, redigido pelas gestões anteriores, "fruto de extenso processo de consultas públicas, ...ignorando as manifestações recebidas durante 6 anos de debates... reuniões... seminários" etc.

Pois bem, falemos sobre isso. Quem debateu? Quem foi consultado? Alguém aí foi chamado para uma dessas reuniões? Eu não fui. Sei que a AEI-LIJ não foi. Não conheço nenhum colega escritor que tenha ido. E sabem por que? Porque não houve debate. Colocaram a águia e o abutre para decidir se o coelho deve ser comido. Êi! Isso é debate? O coelho não deveria participar da conversa?

O que houve foi a colocação da lei para consulta pública por alguns poucos meses. Lendo os comentários que estavam no ar, pude constatar grande descontentamento de autores e criadores de cultura em geral. O que a Ministra fez? Ouviu quem se manifestou durante a Consulta Pública e tentou chegar a um acordo que fosse favorável a todos. Isso é ser democrático. Isso é o certo. O que os usurpadores da obra alheia querem? Eles querem o texto antigo de volta, sem debate. Aparecem vários politiquinhos em busca de votos para defender o download gratuito. Para ganhar pontos com o povão desinformado e a garotada ligada na internet. Surgem supostos artistas que desejam o acesso livre a qualquer conteúdo. Gente que quer "samplear" obras alheias sem ter que pedir e nem dar satisfações. Todos esses recebem o apoio das grandes empresas de comunicação, para quem o conteúdo livre não seria nada mal. Filmes piratas para todos! Vamos gravar as peças de teatro e colocar na internet, assim ninguém mais precisará ir ao teatro! Todos os canais de TV poderão passar qualquer filme e dizer que é educativo! Vão tranformar nossas histórias em mini-séries e ganhar uma grana com anunciantes. Vão poupar um bocado com isso e encher ainda mais os cofres de dinheiro para poder montar espetáculos de grande interesse cultural, como os Big Brothers da vida. E quem criou tudo isso? Ficará nas mão deles, que de vez em quando jogarão algumas migalhas para os criadores. É a volta do mecenato!

O site do Movimento Mobiliza Cultura tem o mesmo layout do site do Ministério da Cultura. Mesmas cores, mesma disposição de imagens, mesma fonte utilizada... Por que isso? Para ludibriar e enganar o internauta? Para pensarem que esse é um movimento oficial, de dentro do Ministério? Má fé, não é? Um site pirata, que tem entre seus signatários, um sujeito que representa o Partido Pirata do Brasil.

Uma das imagens usadas no site é da Sandra Ronca, amiga ilustradora, escritora e também associada da AEI-LIJ, entidade que apoia a Ministra Ana de Hollanda. NINGUÉM pediu a permissão da Sandra para usar a imagem dela. Está lá. Na maior cara de pau. E alguém se assume como responsável pelo site? Ora, é claro que não! Por que fariam isso? Cadê a coragem? O sujeito escreve uma carta aberta para a Presidente, rouba imagens e pirateia o layout de um site e depois se esconde. Dá para levar isso a sério? Isso é o que chamam de debate?

Segue imagem do site desse "movimento" com a ilustração roubada da Sandra.

Peço a todos que assinem a missiva da jornalista Suely Pinheiro no link que coloquei no começo desse post. É o momento de mostrar união. Alguém tem que defender os autores nessa carnificina cultural. Conto com vocês!

Um comentário:

  1. Já enviei, Alex!
    Parabéns pela iniciativa e divulgação.
    Este momento requer a devida ação.
    Saudações Literárias! Naná

    ResponderExcluir