domingo, 15 de maio de 2011

FLIST - Fotos do debate "Livro Impresso x Livro Digital"

A Cris Alhadeff e eu fomos assistir ao debate entre JP Veiga (defensor do livro digital) e Maurício Veneza (defensor do livro impresso), mediado pela Sandra Pina, ontem na FLIST - Feira Literária de Santa Teresa. A plateia, formada por autores, ilustradores, editores e interessados, aplaudiu os debatedores e participou com perguntas relativas à questão do livro digital. No final, todos reconheceram que o e-book veio para ficar, mas que o livro impresso ainda tem fôlego para muitos anos de vida. Afinal a televisão não matou o rádio, não é mesmo?

Perguntei sobre a questão da pirataria digital e todos concordaram que é necessário remunerar o autor e evitar a volta do mecenato. Para isso o direito autoral é fundamental. 

JP Veiga, Cris Alhadeff, eu, Maurício Veneza, Anielizabeth, Rogério Andrade Barbosa e Sandra Pina - autores da AEI-LIJ posam para a foto antes do início do debate.

Sandra inicia o debate.

Gabriel sorteia a ordem.

JP começa a defesa do livro digital.

JP mostra um e-book em um iPad.

Maurício Veneza denfende o livro impresso.

O debate é gravado.

3 comentários:

  1. Cheiro de papel não pode ser reproduzido por mídias digitais. Livro não precisa de energia elétrica. Livro não dá tilt no meio do caminho. Criança, quando tem uma mídia digital na mão (como um ipad) sempre dá preferência a joguinhos (aliás, adulto também!). A mídia digital pode ter vindo pra ficar, mas no que diz respeito a essa casinha aqui, Guttemberg ainda impera e imperará para sempre!

    ResponderExcluir
  2. Alex,

    Só tem o Top Top da literatura. Só em ver a foto, Vc, Cris, Rogério de Andrade, Sandra Pina,fico inspirada.
    Amei o blog, e Obg por aceitar o convite de ser parceiro do TecerGirassóis.
    Muito Obg
    Parabéns pela ilustradora maravilhosa, A Cris.
    Bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Penso que há espaço para todas as midias, mas te o cheirinho do papel e sua textura são insubistitutíveis!
    Muito bom seu blog.
    abraços,
    yasmin

    ResponderExcluir