quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Livros que me criaram

Todos temos livros que marcaram a nossa infância, não é? Eu tive um monte. Desde quadrinhos até livretos de bangue-bangue vendidos em bancas de jornais. Devorei Helio do Soveral, vulgo Luis de Santiago ou Irani de Castro ou Yago Avenir, degustei Stella Carr, sorvi Marcos Rey, saboreei Ziraldo, Luis Fernando Veríssimo, Monteiro Lobato, F.Ibanez, Uderzo e Goscinny e tantos outros gênios.

São tantos autores que me transformaram em quem eu sou, que nem ouso listar. São tantos conhecidos e tantos quase-anônimos. São tantos brasileiros e tantos estrangeiros...

Bem, quero usar esse espaço para falar um pouco sobre alguns livros que me criaram. Porque as histórias nos criam, nos transformam. Aprendemos lições. Construimos nossa moral. Eu me diverti muito com esses livros e espero que vocês se divirtam também.

Vou começar com 3 manuais. Os dois primeiros são ingleses e o terceiro é brasileiro.

Manual do Espião
Original: The Usborne Spy's Guidebook
Publicado no Brasil pela Editora Abril em 1980
Autor: Lesley Sims
Ilustrador: Colin King

Eu amava esse livro. Nele o autor dá conselhos e dicas para a criança que quer se tornar um espião. Entre os capítulos está "O uso de esconderijos", "Mensagens rápidas em código", "Tintas invisíveis", "Código secreto do anel", "Mensagens em Morse", "Truques para rastrear", "Como seguir discretamente" e muito mais. As ilustrações esbanjam humor e criatividade.

Quando eu ainda estava nos primeiros anos de escola, vários amigos meus tinham esse livro e criávamos equipes de espiões. Passávamos o recreio inteiro na brincadeira, tentando descobrir pistas que revelassem os códigos, mensagens e participantes dos outros grupos. Havia também uma equipe de detetives que usava outro manual, que aliás era sensacional também.

 
Manual do Detetive
Original: The Usborne Detective's Handbook
Publicado no Brasil pela Editora Abril em 1980
Autor: Anne Civardi
Ilustrador: Colin King

O livrinho de capa azul também tem ilustrações de Colin King. É quase uma continuação do Manual do Espião, com a temática bastante similar, embora direcionada ao ato de investigar. Aqui os códigos são substituídos por dicas de investigação, como descobrir pistas, truques de falsificadores, como descobrir assinaturas falsas, pinturas falsas, disfarces, jogos de observação, retratos falados, impressões digitais, como revistar uma casa, o mistério do museu, etc. Show!


Manual do Super-herói
Publicado pela Idéia Editorial em 1975-76
Autor: Claudio de Souza / Cesar Roberto Sandoval
Ilustrador: Michio Yamashita

Eu tinha 6 anos quando ganhei esse livro do Capitão Cometa, de capa dura, 190 páginas e ilustrações tão engraçadas que eu vivia copiando em tudo o quanto era papel. TODOS os personagens se vestem como heróis, até os animais. Os uniformes são divertidos e coloridos. Hoje, quando fui procurá-lo entre meus livros antigos, me surpreendi que seja brasileiro tamanha é a sua qualidade.

O SUPERÍNDICE tem: "Você também pode ser um Super-herói", "...Super-heróis da Mitologia...", "O equipamento dos Super-heróis", "O dia a dia...", "Os Superinimigos...", "Catálogo de Super-heróis", dentre outros.

Bem, esses são livros que ficarão para os descendentes. E quem não tem, vale uma busca na Estante Virtual!

10 comentários:

  1. O Almanaque do Escoteiro Mirim... sem ele eu não seria quem sou!rs

    ResponderExcluir
  2. eu devorei os livros da série vaga-lume , Pedro Bandeira... entre outros...
    muito legal falar dos livros que marcaram sua infância..
    álias estou aqui de visita pela primeira vez e gostei muito de todo o blog... com certeza voltarei mais vezes..
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Esses manuais são muuuito bons! Tenho até hoje o do Espião e o do Detetive! =)

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, bom dia!
    Estou fazendo uma pesquisa incessante do livro que vc expos, o manual do detetive, par dar de presente para o meu marido, pois ele foi criado com esses, livros, e sempre, sempre fala. Achei carinhoso presentea-lo , porem nao acho em nenhum lugar. Ja pesquisei no mercado livre, na editora abril etc. Vc conhece alguem que tem esse livro para vender? Obrigada SIMONE MORAES - pedagogasimoraess@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não sei como te agradecer pelo post! Estava há muito tempo procurando por alguma referência sobre esse livro!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. olá gostaria de comprar o manual do espião ! você tem para vender ?

    ResponderExcluir
  7. Oi, gente. Só tenho meu exemplar de quando era criança. Não tenho para vender. Já procuraram na Estante Virtual?

    ResponderExcluir
  8. já procuraram no http://www.estantevirtual.com.br/ ou no http://www.sebosonline.com/ ?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela maravilhosa dica! Teria como fazer uma postagem sobre a lendária e maravilhosa coleção Trópico!?

    ResponderExcluir