sábado, 13 de outubro de 2018

PNLD Literário: "Tem visita no Condomínio dos Monstros" e "Motim das Letras"


Amigos professores, o Guia Digital do PNLD Literário já está disponível.

Para a categoria 4, você poderá escolher 35 títulos para os acervos das salas de aulas (dentre os 221 oferecidos para o 1 ao 3 ano). Cada turma receberá um acervo.

O prazo para registro da escolha do PNLD Literário será do dia 18/10/2018 ao dia 31/10/2018.

Entre em pnld.nees.com.br/pnld_2018_literario e busque por Alexandre de Castro Gomes em "Ensino Fundamental".

Resenhas:

"Tem visita no condomínio dos monstros", com texto de Alexandre de Castro Gomes e ilustração de Cris Alhadeff, é um conto infantil que narra, em terceira pessoa, a história da múmia Aymara, que está à procura da prima, a múmia Egípcia. Contudo, ao chegar ao Condomínio dos Monstros, Aymara descobre que a prima se mudou e que não há quartos vazios para hospedá-la. O conto tem um enredo envolvente que mistura fantasia e humor para formar uma obra repleta de lirismo. Além disso, permite recontextualizar a temática - diversão e aventura - a outras dimensões da experiência humana, como a solidariedade e o respeito às diferenças. As ilustrações possuem uma paleta cromática que se adequa às cenas e ao contexto geral da obra, assumindo tons escuros que refletem o ambiente sombrio em que se desenvolve a narrativa, o que permite a fruição de leitura e a experiência estética; as imagens dialogam com o texto verbal, dando forma a uma obra cheia de possibilidades literárias.

O livro "Motim das Letras" foi escrito por Alexandre de Castro Gomes e ilustrado Luiz Maia. A narrativa relata a aventura das personagens-letras atravessando o mar revolto no navio Alfabeto Romano, em direção a uma ilha, onde lhes espera um tesouro. Aventuras acontecem no caminho por conta de movimentos conspiratórios que partem de algumas letras - o motim. O texto constitui-se como gênero narrativo, no formato conto, cuja trama se desenrola a partir da problemática central do motim das letras em um navio de caça ao tesouro. Os elementos da narrativa encontram-se adequadamente dispostos e com papéis definidos no texto: aos personagens centrais, antagônicos, Capitão C e o traidor K, aos quais se agregam os personagens secundários. Como se trata de uma narrativa de aventura, a constituição dos sentidos para além da dimensão referencial se dá no interior das figuratividades construídas no interior do enredo. O campo da polissemia restringe-se à figuratividade representada pelas letras do alfabeto na caça ao tesouro e o motim capitaneado por algumas delas. Os pequenos leitores poderão adentrar o universo da diversão e da aventura e estabelecer nichos imaginários a partir dos relatos de cada cena. 
O texto é narrado em terceira pessoa, com presença de discurso direto, no qual as vozes das personagens são ouvidas. O texto visual explora bastante os detalhes e também produz efeito de movimento longitudinal ao representar o navio com o timoneiro.

#pnldliterario2018
#pnld2018literario
#pnldliterario
#ensinofundamentali
#ensinofundamental
#escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário