segunda-feira, 10 de setembro de 2018

"Quem matou o Saci?": Resenha de Clara de Cápua

Outra resenha, sensacional, da Clara de Cápua, para "Quem matou o Saci?", livro meu e da Cris Alhadeff, indicado para o PNLD Literário 2018:

A detetive Billy Conrado e o detetive Joaquim de Jeremias colhem pistas e não poupam esforços para solucionar o misterioso assassinato de um conhecidíssimo personagem do folclore brasileiro. Quem teria motivos para matar o Saci em sua própria festa de aniversário? Muitos convidados ilustres do folclore brasileiro são suspeitos, tais como o Boto, o Caipora e a Pisadeira. Mas quem seria o verdadeiro culpado?

Difícil algum leitor que não goste de um bom enigma. Aqui temos um bem diferente: o saci morreu! Então, é possível que um personagem tão conhecido e tão famoso possa mesmo ter morrido? Parece que sim...

Esse texto de aventura e suspense tem todas aquelas características que o gênero precisa ter: muitas perguntas para todos os envolvidos, muita descrição de cenário, de personagens e situações, além de ficha criminal, cena do crime e... os suspeitos, claro! O leitor pode acompanhar os depoimentos e fazer sua própria investigação, ter seus suspeitos mais duvidosos.

Temos aqui dois livros em um só: enquanto acompanhamos Billy e sua trama numa narrativa de suspense, o autor nos conta também sobre os personagens de nosso folclore e de como eles vivem fazendo o leitor se embrenhar pela literatura fantástica. Por isso é também um gostoso mergulho no universo das lendas e da mitologia. Enquanto isso, o Saci aguarda o desfecho e o esclarecimento de sua morte. Atenção especial para as ilustrações, que trazem informações muito ricas sobre o que se passou e a história de cada personagem. Certamente cada leitor vai se sentir um pouco a Billy!

Quer saber quais as sugestões da Clara para o uso em sala de aula? Clique aqui em 

Um comentário: