FLUPP 2013 - programação


Faltam oito dias para o início da FLUPP! Estou ansioso para conversar com a galerinha esperta do Rio de Janeiro em um dos eventos mais interessantes do ano. E sabe por quê? Bem, vai rolar música, humor, debates, oficinas... Tem até um vagão na Central do Brasil que já começará a envolver o visitante na atmosfera literária. Embarque nesse Trem do Livro e venha para a festa. 

Representando a LIJ estarão eu, a Marilia Pirillo, o Roger Mello, o Luiz Antônio Aguiar, a Socorro Acioli e mais um monte de gente bacana. É a FLUPP Parque

A FLUPP Parque é o braço da Festa Literária das Periferias que busca alcançar o público infantojuvenil, com o objetivo de envolver crianças e adolescentes no evento que promove a convivência em torno do livro, da leitura, da literatura e do conhecimento que acontecerá em novembro deste ano, no Centro Cultural Waly Salomão, em Vigário Geral. Além disso, pretende resgatar o lugar da leitura em família, convidando pais e responsáveis a participar das atividades também.

Neste ano a novidade é que este público ganha mais um espaço. Esse acréscimo possibilita o melhor aproveitamento das atividades, pois oferece uma divisão mais detalhada de faixa etária. O Espaço Armarinho de Miudezas será dedicado a crianças até 10 anos de idade. Já o Espaço Radiância OVNI terá programação voltada para crianças e jovens entre 11 e 18 anos. Os nomes dos espaços se referem à obra de Waly Salomão, o homenageado da festa.

Nos quatro dias de evento, em novembro, os jovens visitantes poderão conversar com escritores, ilustradores e outros artistas dedicados à linguagem literária e à promoção de leitura. Poderão participar ainda de oficinas e prestigiar grupos de outras comunidades que também desenvolvem trabalhos culturais ligados à literatura.*

Segue a programação infantojuvernil:

21/11
Espaço ARMARINHO DE MIUDEZAS (para crianças até 10 anos)
09H/10H30 - LEITURAS LIVRES
10H30/11H30 - ENCONTRO COM MARÍLIA PIRILLO
Bate-papo com a autora sobre o livro Um fio de amizade, com mediação do Instituto C&A.
13H30/14H30 - ENCONTRO COM ROGER MELLO
Bate-papo com o autor sobre o livro Nau Catarineta, com mediação do Instituto C&A.
15H/16H - ENCONTRO COM ALEXANDRE DE CASTRO GOMES
Bate-papo com o autor sobre o livro Condomínio dos Monstros, com mediação do Instituto C&A.
16H30/17H30 - HISTÓRIAS COM PITUKA

Espaço RADIÂNCIA OVNI (para crianças e jovens de 12 a 18 anos)
9H/10H - ENCONTRO COM ANA CRISTINA MELO
Bate-papo com a autora sobre o livro Caixa de desejos, com mediação do Instituto C&A.
10H30/11H30 - LEITURAS LIVRES
13H45/14H45 - ENCONTRO COM EDNA BUENO
Bate-papo com a autora sobre o livro Pois é, lá vou eu, com mediação do Instituto C&A.
15H15/16H15 - ENCONTRO COM RODRIGO BITTENCOURT
Bate-papo com o autor sobre o livro Ópera Brasil de embolada, com mediação do Instituto C&A.
16H30/17H30 - MOVIMENTO ENRAIZADOS
Sarau com os jovens do Movimento Enraizados, grupo cultural de Nova Iguaçu, apresentando raps autorais, criados a partir de atividades de hip hop desenvolvidas na sede do grupo, em Morro Agudo.

22/11
Espaço ARMARINHO DE MIUDEZAS (para crianças até 10 anos)
09H/10H - ENCONTRO COM NINFA PARREIRAS
Bate-papo com a autora sobre o livro O morro encantado, com mediação do Instituto C&A.
10H30/11H30 - LEITURAS LIVRES
13H30/14H30 - ENCONTRO COM ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA
Bate-papo com o autor sobre o livro Três contos africanos de adivinhação, com mediação do Instituto C&A.
15H/16H - ENCONTRO COM LUIZ ANTÔNIO AGUIAR
Bate-papo com o autor sobre o livro Meu amigo indiozinho, com mediação do Instituto C&A.
16H30/17H30 - HISTÓRIAS COM PITUKA

Espaço RADIÂNCIA OVNI (para crianças e jovens de 12 a 18 anos)
9H/10H - LEITURAS LIVRES
10H30/11H30 - ENCONTRO COM SOCORRO ACIOLI
Bate-papo com a vencedora do Jabuti 2013 sobre o livro Inventário de desejos, com mediação do Instituto C&A.
13H45/14H45 - ENCONTRO COM FERRÉZ
Bate-papo com o autor sobre o livro Amanhecer Esmeralda, com mediação de Yasmin Thainá e exibição do curta animado. Imagine uma menina com cabelos de Brasil.
15H15/16H15 - ENCONTRO COM CHACAL
Bate-papo com o autor sobre o livro Murundum, com mediação do Instituto C&A.

23/11
Espaço ARMARINHO DE MIUDEZAS (para crianças até 10 anos)
10H/11H30 - TUDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE OS BEBÊS E NUNCA NINGUÉM TEVE CORAGEM DE REVELAR
Leitura dramatizada com atores do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Adolescência com posterior bate-papo. Para crianças e pais.
13H/15H - OFICINA DE PERSONAGENS COM ED VERE
Oficina de desenho com o escritor e ilustrador britânico para crianças de 3 a 7 anos, em que ele trabalhará com os personagens de seus livros publicados no Brasil, O Pintinho e Fome de Monstro. Distribuição de senhas para participação a partir do meio-dia. (Lotação: 40 crianças)
15H30/16H30 - OFICINA DE DESENHO COM ANIELIZABETH
Oficina de desenho e pintura com a ilustradora brasileira para crianças de 8 a 11 anos, em que ela vai demonstrar algumas técnicas para ilustração de livros. Distribuição de senhas para participação a partir das 14h30. (Lotação: 25 crianças)
17H/18H - “O MENINO QUE BRINCAVA DE SER”
Leitura dramatizada com atores do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Adolescência com posterior bate-papo. Adaptação do livro homônimo de Georgina Martins. Para crianças e pais.

Espaço RADIÂNCIA OVNI (para crianças e jovens de 12 a 18 anos)
10H30/12H - SARAU COM BALLET DE SANTA TERESA
Sarau com crianças do Ballet de Santa Teresa e lançamento do livro Espiando por aí: crônicas e poesias de pequenos observadores.
14H/15H30 - ENCONTRO E OFICINA COM BOULET
Bate-papo e oficina de quadrinhos com o quadrinista francês que ficou conhecido no Brasil por participar de um desafio para criar uma HQ inteira em 24 horas e ainda ser bem-sucedido! Distribuição de senhas para participação a partir das 13h. Lotação: 30 jovens.
16H/17H - “SHAKESFUNK” – ESPETÁCULO DA CIA. COMPLETA MENTE SOLTA
Espetáculo em que os personagens de Shakespeare são adaptados para a contemporaneidade, ajudando a refletir sobre o comportamento e o perfil do jovem de hoje. Obra da Cia. Completa Mente Solta.

24/11
Espaço ARMARINHO DE MIUDEZAS (para crianças até 10 anos)
10H30/11H30 - ENCONTRO COM JEAN-YVES LOUDE (FRANÇA)
Mediação de Daniele Ramalho (dir. da Biblioteca Parque da Rocinha) Bate-papo e oficina com o escritor e africanista lusófono francês sobre países africanos e suas diferentes culturas. Haverá contação de histórias com instrumentos musicais africanos e um mapa da África que o autor trará para enriquecer o encontro. Para crianças de 7 a 11 anos. Distribuição de senhas para participação a partir das 9h30. (Lotação: 30 crianças)
12H30/14H30 - OFICINA “SOLTANDO O VERBO” COM MARCIA FREDERICO — CBTIJ
Oficina para estimular a expressão verbal dos participantes, através de jogos de teatro específicos para desenvolver a fluência oral. Pretende ser um primeiro passo para promover uma melhor autoestima das crianças, que muitas vezes são estigmatizados pelo diagnóstico de fracasso escolar. Distribuição de senhas para participação a partir das 11h30. (Lotação: 25 crianças)
15H/16H30 - LEITURA EM FAMÍLIA COM A ESCRITORA ELIANE PIMENTA
Bate-papo e dinâmica de leitura com a escritora e professor sobre seu livro Quem é ela?. Para crianças e pais. Distribuição de senhas para participação a partir das 14h. (Lotação: 30 crianças)
17H/18H - POESIA DE ESQUINA — SARAU DE CRIANÇAS DA CIDADE DE DEUS
Sarau com poesias de Vinícius de Moraes

Espaço RADIÂNCIA OVNI (para crianças e jovens de 12 a 18 anos)
11H/12H - “POLÍTICAS PÚBLICAS PARA LEITURA NO BRASIL E NO MUNDO”
Uma conversa com José Castilho Marques Neto (Plano Nacional do Livro e da Leitura — Brasil) e Jonathan Douglas (National Literacy Trust — Reino Unido), com mediação de Volnei Canônica (Instituto C&A). Mesa para profissionais do livro e da leitura, mediadores, bibliotecários, escritores, editores e ativistas culturais.
13H15/14H45 - ENCONTRO COM ED VERE
O escritor e ilustrador britânico volta para conversar com aspirantes e profissionais do desenho para crianças, como estudantes de Belas Artes e Design e ilustradores. Com mediação de Anielizabeth (AEILIJ).
15H30/16H30 - MMA LITERÁRIO: RAFAEL DRACCON × AFFONSO SOLANO
Disputa de conhecimento literário em que os autores convidados fazem perguntas um para o outro sobre seus respectivos livros, literatura de fantasia e sobre temas da cultura nerd e geek. Com mediação de Beto Estrada, do site Matando Robôs Gigantes.
17H30/19H30 - CINE LITERÁRIO COM “DESENROLA”
Exibição do filme Desenrola e debate com Rosane Svartman, a diretora, e Juliana Lins, a autora do livro inspirado no filme. Atividade realizada em parceria com Ponto Cine.

0 comentários:

Postar um comentário