quarta-feira, 1 de maio de 2013

Babilônia na Livraria da Travessa

A segunda temporada do Babilônia na Livraria da Travessa começou no último dia 23 de abril com um bate-papo com Geraldo Carneiro, Maria Padilha, Ney Latorraca e Ana Paula Pedro. O tema foi Livros de gente grande: a tradução do e no universo de Shakespeare e Cervantes.

O segundo evento foi no último sábado, dia 27, e tinha como tema A expressão do olhar: ilustrações em obras infantojuvenis. Os convidados eram Graça Lima, Jana Magalhães e Sonia Travassos, que atuou como mediadora. Depois da conversa, a Jana deu uma oficina de ilustração.




Não cheguei a ir no primeiro evento, mas a casa aqui marcou presença no segundo. Foi muito bom! A Graça fez um resumo de seu trabalho como ilustradora e defendeu, com toda razão, que o ilustrador seja considerado autor da imagem, não um coadjuvante na criação do livro. Temos o autor do texto e o autor da imagem, além do editor, que não deixa de ter sua participação na autoria. Isso, é claro, quando for um editor sério e não voltado somente para o lado comercial.

A Jana nos contou sobre como começou vendendo ilustrações. Depois de muita propaganda em redes sociais e divulgação de boca a boca, abriu uma loja online e hoje consegue viver somente de sua arte. 

Ambos os eventos acima foram gratuitos. A Babilônia na Livraria da Travessa segue até 25 de junho, com uma série de oficinas gratuitas e outras pagas. Vale a pena!



Nenhum comentário:

Postar um comentário