quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Condomínio dos Monstros em Mecdaisy

Essa semana fiquei sabendo que foram vendidas 6.652 cópias do Condomínio dos Monstros em DVD com formato Mecdaisy. A venda faz parte da compra do livro pelo PNBE 2012. Ou seja, além dos livros impressos, o MEC comprou também diversos títulos nesse outro formato. Esse é o primeiro da minha biblioteca de audiobooks!

Muito demais, não é? Saber que nossas histórias alcançam cada vez mais leitores não tem preço.

Em junho de 2009, o MEC, em parceria com a UFRJ, lançou o Mecdaisy, um software que transforma o texto digital em áudio. Tal tecnologia beneficia os milhares de deficientes visuais do país. Antes, eles precisavam de ajuda para ler as notas de rodapé, interpretar as ilustrações ou mesmo saber em qual página estavam. Isso quando encontravam o livro em braille. Com o Mecdaisy, passam a ter autonomia na consulta do índice, pesquisas, ficha técnica, etc.

Agora, grande parte dos textos digitais pode ser "lida" por todos. Ah! E o programa tem ainda a opção de impressão em braille.

A ferramenta é baseada no padrão internacional Daisy - Digital Accessible Information System, só que adaptada às necessidades brasileiras, com narração e instruções de uso em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário