domingo, 31 de outubro de 2021

Dia das Bruxas x Dia do Saci

Não é a primeira vez que eu abordo esse assunto, mas como quem repete as coisas acaba acrescentando algo, então copio aqui novamente.

O carnaval e suas fantasias não são invenções brasileiras. Em Florença, canções eram criadas para acompanhar desfiles que acompanhavam carros decorados, os trionfi.

O Papai Noel com suas renas finlandesas e seu pinheiro de plástico também não são daqui. O bom velhinho de roupa de veludo vermelho, embora tenha sua origem em São Nicolau, foi criado pela Coca-Cola para uma campanha publicitária. Ele é, portanto, cocacoliano.

O hábito de trocar ovos de chocolate na Páscoa surgiu na França.

Como também é da nobreza francesa a origem das danças de quadrilhas de nossas festas juninas. 

A grande diferença é que as outras festas têm laços cristãos. E o Dia das Bruxas se baseia em uma celebração pagã.

O futebol foi inventado na Inglaterra.

O Lobisomem é importado, assim como grande parte do nosso folclore é adaptada de histórias estrangeiras. A Mula-sem-cabeça é oriunda de resquícios da mitologia de povos da Península Ibérica. Aproveitando, a múmia vem do Egito, o vampiro é romeno, Frankenstein é inglês, o Yeti é do Nepal, o Zumbi é do Haiti... O dia das bruxas acaba sendo uma grande festa mundial. E o Saci está convidado!

Se dependesse de mim, importaríamos a celebração do Dia de los Muertos também.

O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelo Chico Alencar, (PSOL - RJ), de quem gosto muito mas que também comete erros, e Ângela Guadagnin (PT - SP), com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou Halloween, de tradição cultural celta.

Em vez de incorporarem elementos da cultura brasileira no Dia das Bruxas, tipo fantasiar a criança de lobisomem, de Iara e até de saci, alguns preferem abafar o que vem de outros países, como se todo o resto fosse inventado aqui. Acho, sinceramente, que a criação do dia do Saci na data do Dia das Bruxas foi um erro. O objetivo principal é tentar anular a outra comemoração. Oras, o mês do folclore é em agosto. Por que não botaram o dia do saci em agosto?

Valorizar o nosso não é o mesmo que diminuir o que é de fora. O mundo está conectado e a troca de informações nunca foi tão abundante. Cada vez mais novas culturas serão absorvidas e não adianta lutar contra isso. Melhor seria se aproveitássemos a deixa para incluir nossos monstrinhos também.

E o que é o dia do Saci? Com todo o respeito, não vejo a turma que critica o Dias das Bruxas comemorando a data fora das redes sociais. Ninguém se fantasia. Ninguém sai pra caçar saci. Ninguém lê Monteiro Lobato nesse dia. Do jeito que está não serve pra muita coisa, não é?

Viva o Saci, personagem com origem indígena, africana e europeia!

E viva o Dia das Bruxas, uma das festas mais bacanas que eu conheço!

*Ilustração de Cris Alhadeff para O porteiro do Condomínio dos Monstros (Baobá).



Nenhum comentário:

Postar um comentário