quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Fotos do Uniduniler 2018


Fui convidado pela Alessandra Roscoe para participar do Uniduniler Todas as Letras - V Festival Itinerante de Brasília. Eu acompanhei os últimos quatro festivais que ela promoveu e sabia que era um evento diferente, que levava a literatura para quem mais precisava dela. Idosos, crianças e adultos com necessidades especiais, doentes e excluídos. Um trabalho lindo que sempre desejei fazer parte.
Houve uma tentativa de nos levar (a Cris Alhadeff e eu) no ano passado, mas faltou recursos. Esse ano o festival foi contemplado com o Fundo de Apoio à Cultura do DF - FAC e lá fomos nós para o planalto central.

De acordo com o site do evento, 
"...o V FIL vai realizar 10 eventos em 8 Regiões Administrativas, com escritores, ilustradores, mediadores de leitura, músicos e arte educadores locais, nacionais e internacionais. As ações, todas gratuitas, estarão concentradas nos meses de Julho e Agosto!"

Além de mim, Alexandre de Castro Gomes (RJ), e da Cris Alhadeff (RJ), participaram do festival os autores e arte-educadores Alessandra Roscoe (DF), Raquel Gomes (Portugal), Inesa Markava (Bielorrúsia), Penélope Martins (SP), Alexandre Rampazo (SP), Tino Freitas (DF), Roger Mello (DF), Romont Willy (DF), Adriana Nunes (DF), Dad Saquarisi (DF) e Gabriel Guirá (DF).

Participei de três eventos. O primeiro foi o Show Literário "Tudo que cabe num livro", no teatro da Escola Parque de Brasília. Éramos quatro escritores e quatro ilustradores. Enquanto os escritores contavam histórias e apresentavam os livros, os ilustradores ilustravam rapidamente uma cena da história contada. 

O segundo foi uma apresentação com leituras para os residentes de uma casa de amparo que cuida de pessoas com necessidades especiais, algumas abandonadas pelas suas próprias famílias. Tinha desde idosos até crianças. O espaço bem cuidado e os atendentes muito gentis e carinhosos me impressionaram. Normalmente a gente espera encontrar enfermeiros que procuram não se envolver com os pacientes, mas ali havia um vínculo de amizade que é bonito de se ver. O lugar se chama Vila do Pequenino Jesus. No final fiquei um tempão sentado com a senhora Sonia Regina e descobri que ela já tinha escrito 4 livros, um deles sobre como abandonar as drogas e outro sobre a própria vida.

O terceiro evento levou todos às lágrimas. A apresentação foi para os moradores do Acampamento Tiradentes, de famílias de lavradores sem terra. Ali moram 101 crianças e todas estão na escola, motivo de orgulho para a dona Josefa, que por muito tempo foi representante cultural do grupo, hoje cargo do senhor Francisco. Apresentei uma mini-oficina de construção de personagens que costumo dar nos meus cursos. Ao final do evento, dona Josefa fez um discurso emocionado e nos disse que realizamos um sonho dela e de muitos ali. Depois nos convidou para a sombra de sua casa para bebermos um caldo de cana moída na hora. O dia estava quente. O sol castigava e a poeira vermelha de terra seca cobria os carros. Foi o melhor caldo de cana que já bebi. Pela primeira vez com um pingado de limão. Uma delícia!

Voltamos para o Rio com saudades dos últimos dias e agradecidos pela recepção maravilhosa que tivemos. 

Obrigado, Alê! Obrigado, Orlando! Obrigado, Tiana! Obrigado, Felipe, Bia e Lulu! Obrigado, Raquel e Inesa! Obrigado Roger, Adriana, Abaetê, Tino e Romont!

Com a turma do Uniduniler 2018

No teatro da Escola Parque



Presentes de leitores






Ilustração para "O livro que lê gente", por Roger Mello.

Ilustração para "O livro que lê gente", por Romont Willy.

Ilustração para "O livro que lê gente", por Adriana Nunes.



Vila do Pequenino Jesus



Lagartixa na Vila do Pequenino Jesus


Com dona Sonia Regina

Dona Sonia Regina ganhou um button de "A bola ou a menina?"

Acampamento Tiradentes

Acampamento Tiradentes


Acampamento Tiradentes








Nenhum comentário:

Postar um comentário