sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Resenhas da trilogia do Condomínio dos Monstros

Esse mês o Rafael Mussolini resenhou toda a trilogia do Condomínio dos Monstros e ficou muito legal.


“Condomínio dos monstros” é mais uma história que entrou em meu radar enquanto bibliotecário e mediador de leitura, por conta de sua grande procura na biblioteca. Sempre fico curioso com as histórias que, de repente, viram febre entre as crianças e que nem voltam para a estante, devido ao número de empréstimos.

“Condomínio dos monstros” é um livro cheio de monstros e muito divertido, que dá vazão a essa experimentação do grotesco, do imprevisível e do medo através da linguagem da fantasia. Os monstros, que moram todos no mesmo condomínio, se juntam em uma reunião, convocada pela múmia, para resolver um problema de convivência e os diálogos e as soluções encontradas pelos moradores divertem crianças e adultos...


Com a mesma criatividade e humor de “Condomínio dos Monstros”, Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff nos conta mais uma aventura dessa turma assombrosa em “O porteiro do Condomínio dos Monstros (Editora RHJ, 2013). Após conseguir contratar um novo porteiro, os monstros precisam encenar uma certa normalidade para que Zé Chico não se assuste e abandone o condomínio.

Com um texto que brinca com as histórias e lendas dos monstros e criaturas mais famosas da nossa literatura e da nossa oralidade e ilustrações que contam outros capítulos e oferecem várias pistas e piadas para os pequenos leitores, “O porteiro do condomínio dos monstros” é uma ótima indicação para leitura compartilhada com as crianças. Além de brincar com a temática do terror e dos monstros, é um livro que faz rir e aguça a curiosidade dos leitores ao explorar as principais características dos monstros e criaturas que povoam nosso imaginário. Será que Zé Chico vai descobrir com quem está lidando?


Em "Tem visita no Condomínio dos Monstros", partindo das manias exóticas de cada um dos monstros, os autores convidam os leitores para através da brincadeira e da diversão, realizar uma discussão sobre o autoconhecimento, respeito às diferenças e à individualidade. Quem não tem a sua mania?

A série “Condomínio dos monstros” faz um ótimo uso da figura dos monstros para se aproximar das crianças. Através do fascínio das crianças pelos monstros e criaturas folclóricas, os autores conseguem transportar as crianças para a pele dos personagens e vivenciar os dilemas e as aventuras que o livro propõe.

Rafael Mussolini é pedagogo, estudante de biblioteconomia, mediador de leitura, vegetariano e um leitor voraz. Nos últimos dez anos se dedicou a projetos de formação de leitores e de incidência em políticas públicas para a área do livro. Ministra oficinas sobre formação de leitores para educadores e interessados nos processos de mediação da leitura e leitura e direitos humanos. Escreve também para o blog O Pedagogento e é um dos administradores do site oficial da escritora Marina Colasanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário