sexta-feira, 25 de junho de 2021

Amar, de Severino Rodrigues e Laerte Silvino (Saberes e Letras)


Amar é uma menina de oito anos que vai curtir seu aniversário com os pais na praia. Quando chegam lá são surpreendidos por uma mancha tóxica que vem pelo mar para estragar o dia de todos. Severino Rodrigues e Laerte Silvino esbanjam sensibilidade em um livro sobre uma menina que testemunha um dos grandes crimes de descaso ocorridos em território brasileiro nos últimos tempos: o derramamento de óleo bruto nas praias do nordeste, em 2019.

“A mancha era medo. E trauma.”

A destruição causada pela mancha traumatiza. Amar percebe isso ao ver a movimentação em torno de si. Na ave que não voa. Na tartaruga ninja com máscara de óleo. Severino brinca com metáforas e mergulha no universo infantil com muita habilidade. Ao mesmo tempo que Laerte nos envolve em azul e preto, esgarçando formas ameaçadoras que se alastram pelas páginas. O final é lindo e traz uma surpresa que não vou contar.

A história de Amar comove e alerta para episódios como esse, já retratados em livros como Um dia, um rio, de Leo Cunha e André Neves, sobre o rompimento da barragem de uma mineradora, em Minas Gerais, em 2015, e Segredos de uma vida no museu, de Ana Rapha Nunes e Logan Portela, que trata sobre o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2018. 

Ficha técnica:

Amar. Texto de Severino Rodrigues, ilustrações de Laerte Silvino. Editora Saberes e Letras (selo do grupo Paulinas), 2021.

Sobre os autores:

Severino Rodrigues, pernambucano, é mestre em Letras, professor de Língua Portuguesa e autor com obras premiadas por instituições como a FNLIJ, a Cátedra UNESCO de Leitura e a AEILIJ.

Laerte Silvino, pernambucano, é ilustrador, quadrinista e autor de livros infantis, com trabalho publicado no Catálogo Iberoamericano de Ilustração de publicações infantis e juvenis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário