terça-feira, 20 de março de 2018

Apresentação dos selos e dos finalistas do Prêmio AEILIJ 2017

Pedi para o Maurício Veneza criar uma imagem para o selo do Prêmio AEILIJ e ele fez uma linda borboleta literária. Aberta como um livro, com as letras em suas asas e uma caneta bico de pena no meio. A delicadeza da borboleta nos remete à sutileza das palavras. Seu voo simboliza as histórias. Suas cores espalham tintas pelo jardim. Para fechar o conceito da marca, optei pela lagarta esfomeada, devoradora de folhas, como representação dos finalistas de cada categoria.

Escolhemos 18 de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil, para anunciarmos os vencedores. Será outono. Verde, laranja e dourado cobrem o piso da estação e das folhas e asas dos selos.


***

Foi difícil chegar nos quinze finalistas do I Prêmio AEILIJ de Literatura Infantil e Juvenil. Foram três meses de leituras intensas, trocas de mensagens, avaliações dos quesitos do edital e reuniões presenciais para, enfim, fechar a relação dos livros que receberão os selos da lagarta e da borboleta.


Após a seleção dos finalistas, era necessário escrever resenhas para cada livro premiado. Os jurados decidiram que cada um resenharia uma categoria. Anna Rennhack, autora associada, editora e agente literária, escreveu sobre os finalistas em texto literário infantil. Marisa Borba, pedagoga e membro do Conselho diretor da FNLIJ, resenhou os textos de literatura juvenil. Maurício Veneza, escritor, ilustrador e ex-vice-presidente da AEILIJ, assinou as resenhas dos livros julgados pelo conjunto de ilustrações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário