terça-feira, 17 de maio de 2016

Sobre o livro "Filhos de Peixe"


É natural que os filhos queiram experimentar o trabalho dos pais. Foi assim aqui em casa. Minha filha Nina criou seu primeiro livro aos 5 anos de idade. Ela desenhou uns monstrinhos, grampeou tudo e me contou a história até o fim, apontando para cada desenho enquanto me ditava maravilhas inocentes.

Passou anos me pedindo ajuda para publicar. Mudou uma coisa ou outra. Trocou o título, deu outro destino aos personagens, desenvolveu a trama. No final tinha um texto inteligente, engraçado e muito interessante. Nesse meio tempo dei sugestões. Falei sobre a importância de trabalhar a construção do enredo, incluindo apresentação, conflito, clímax e desfecho.

No final do ano passado encontrei a editora Daniella Riet em um lançamento e comentei sobre o texto da minha filha. Na hora pensei na autora Alessandra Roscoe, que publicou uma obra junto com sua filha mais velha. Sugeri que lançássemos um livro com textos escritos por filhos e netos de autores. Poderíamos aproveitar a experiência dos pais e avós na criação dos textos. Não para ditar os rumos das histórias, até porque o que me interessava era justamente as soluções criadas pelos autores mirins, mas para orientar sobre estrutura narrativa, vícios de linguagem, repetições e passagens desnecessárias que podem alterar o ritmo da leitura. Os pais e avós seriam os primeiros revisores. Uma espécie de personal-editor. Um detalhe que diferenciaria este de outros livros escritos por crianças.

Busquei autores amigos com filhos de até 12 anos de idade. Convidei o Guigo para ilustrar. O resultado é um livro que combina a imaginação infantil com a experiência dos veteranos. Uma obra sem similar no Brasil, que surpreende pela ousadia e pela qualidade. 

Nina Gomes lida com o bullying através do humor negro (O menor monstro do planeta Rof). André Cunha, em um texto muito bem humorado, compara uma tartaruga a um abacaxi (A tartaruga que confundiu o pai com um abacaxi). Amelie Nina descreve a versão da maçã de uma história que já ouvimos falar (A famosa maçã da princesa). Nina Krivochein descobre uma barata super diferente (Bete, a barata). Olívia Milliet Lisboa apresenta um mundo perfeito para uma criança com baixa tolerância à lactose (Olivialândia). Lucas Benevides nos presenteia com uma prosa poética (Leandro, seu macaco João e a história da fruta-pão). João Victor Souza nos envolve com o mistério de uma moeda (O tesouro de Tom). Luiza Roscoe Cavalcante revela o sonho de estrelas (A estrela do mar que não sabia nadar e nem queria). Guilherme Albuquerque é o dono de um cachorro falante (Barney, o cachorro poliglota). Guigo trabalha ângulos diferentes e tempera tudo com cores e sombras, mostrando uma técnica admirável.

O livro “Filhos de Peixe” será lançado no dia 22 de maio, às 10h, durante a Primaverinha dos Livros, promovida pela LIBRE, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Estará a venda no estande da editora Mar de Ideias ao longo do evento e poderá ser encomendado na editora ou em suas distribuidoras após a data.

São 10 autores mirins, 9 escritores de até 12 anos de idade e um ilustrador de 14 anos. Oito deles já confirmaram presença no lançamento, quando darão autógrafos e falarão sobre seus processos de criação.

Escritores:
- Amelie Nina, filha da autora Claudia Nina;
- André Cunha, filho do escritor Leo Cunha;
- Guilherme Albuquerque, neto da escritora Luciana Savaget;
- João Victor Souza, filho do escritor Otávio Cesar Jr.;
- Lucas Benevides, filho do escritor Ricardo Benevides;
- Luiza Roscoe Cavalcante, filha da escritora Alessandra Roscoe;
- Nina Gomes, filha do escritor Alexandre de Castro Gomes e da ilustradora Cris Alhadeff;
- Nina Krivochein, filha da escritora Joana Cabral; e
- Olívia Milliet Lisboa, neta do escritor Luiz Antonio Aguiar.
Ilustrador:
- Guigo, filho da ilustradora Cris Alhadeff e do escritor Alexandre de Castro Gomes.

Editora: Mar de Ideias
Categoria: Infantil
ISBN: 9788560458561
1ª edição: 2016
Encadernação: Brochura
Formato: 21 x 27 | 40 págs.
Organização: Alexandre de Castro Gomes é autor de literatura para crianças e jovens, com mais de 20 livros publicados, e atual presidente da Associação de Escritores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ.

Sinopse:
Reunimos dez autores mirins em um livro recheado de humor, fantasia e aventura.
Todos os textos foram escritos por jovens de até 12 anos de idade, sob a orientação de pais e avós escritores, que acompanharam de perto o processo de criação.
O resultado é uma obra que combina a imaginação infantil com o traquejo dos veteranos.
Leia e comprove: filhos de peixe, peixinhos são!




Nenhum comentário:

Postar um comentário