sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Conceição Bicalho

Eu gostaria de falar um pouco sobre os ilustradores que participaram dos meus livros. Vou começar com a Conceição, que conheci em Belo Horizonte por ocasião do lançamento de "O Julgamento do Chocolate" em junho de 2008.

O livro do chocolate foi minha estreia na literatura infantil. Assim que a RHJ me ligou para fechar a publicação do texto, meu editor perguntou se eu teria alguém para ilustrá-lo. Claro que pensei na Cris, mas ela estava com trabalho até o pescoço. Me disseram então que tinham uma pessoa que certamente me agradaria. Essa pessoa era a Conceição Bicalho.

Segue um resuminho sobre ela: Conceição Bicalho é artista plástica, desenhista e ilustradora, com incursões em cenografia, desenho animado, escultura, entre outras atividades. Para ela, além das aulas, desenhar e escrever fazem parte das melhores escolhas em sua vida. Professora do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG, participou de vários salões de artes visuais e ganhou prêmios de destaque. Pela RHJ ilustrou O julgamento do chocolate, um texto de Alexandre de Castro Gomes, e Petro bom de bola, da autora angolana Luísa Coelho.

O trabalho da Conceição ficou ótimo. As ilustrações, feitas em homenagem ao ilustrador Honoré Daumier, foram desenvolvidas em pastel a óleo e lápis aquarelado sobre papel canson francês (mi-tentes). O seu Chocolate acabou virando um simpático boneco em tamanho natural criado pelos alunos da Escola Municipal Randolfo José da Rocha, de Contagem. Ah! Para quem não sabe, ela me prestou uma homenagem e me colocou dentro do livro. Apareço duas vezes lá.

Uma coisa que a Conceição nem deve saber é o quanto eu estava nervoso no dia do lançamento do livro. Lá estava ela com a criançada, contando histórias, criando um clima e eu só preocupado em assinar os livros quietinho. Isso até o momento em que ela me passou o microfone (putz!) e disse: "Agora o Alexandre vai falar alguma coisa". Por causa de minha não aparente timidez (mas eu juro que ela existe) falei rapidinho. Os tímidos tendem a falar muito rápido.

Conceição, adorei trabalhar com você. Um beijo!

Um comentário:

  1. Que graça, Alexandre!

    Mas seu editor, no caso, era uma mulher...rs!

    adorei ouvir a história deste livro a partir de você.

    abraços!
    Alice

    ResponderExcluir