quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Volta para a UERJ

 As aulas finalmente voltaram! Agora é só terminar o estágio na minha querida UERJ e finalizar a tese.



sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Sinopse do livro em 1 minuto pelo escritor: 01-11



"O livro que lê gente" (Cortez), livro meu e da Cris Alhadeff, inverte os papéis do leitor e do que é lido. Aqui é o livro que lê as pessoas através da observação dos frequentadores de uma livraria. Cada pessoa, uma história. Tem o professor de ciências descuidado, o jogador de futebol, a bibliotecária apaixonada... Cada pessoa é cercada de histórias. E você? Sabe como os outros te leem?


"Bichos de sombras" (Estrela Cultural), livro meu e da Cris Alhadeff, apresenta um conto em trovas, que são ao mesmo tempo enigmas. Um bicho pequeno é sempre expulso de uma plantinha por um bicho maior, até que chega o maior de todos e acaba com a história. Você consegue adivinhar o bicho que chega através de sua sombra? Ou vai precisar decifrar o enigma? Ah! E no final tem a explicação de como fazer a sombra daquele bicho. É só desdobrar a página!

"A coleção de chapéus fantásticos" (Lê), livro meu e da Cris Alhadeff, conta a história de uma bisneta e sua bisavó, uma grande atriz de seu tempo e dona de uma bela coleção de chapéus mágicos. É só Rosa colocar o chapéu de mestre cuca da bisa Mimi que ela prepara o melhor sanduíche de queijo do mundo. O chapéu de mágico faz a bisa Mimi miar. O de enfermeira a torna craque na arte dos curativos. Uma história emocionante, de despedida, mas que celebra a vida.


Eu não sei quantas vezes já me perguntaram quem é que matou o Saci. Sei que esse livro e os dois que o seguem fazem um sucesso danado por onde passam, o que para mim é uma alegria enorme.

"Quem matou o Saci?" (Escarlate), livro meu e da Cris Alhadeff, começa com a descoberta de um pequeno corpo de uma só perna em uma casa de festas.

A vítima estava bem machucada, o que comprova o uso de violência e que leva os investigadores Billy Conrado e Joaquim de Jeremias a suspeitarem de um assassinato. Os suspeitos? Ora, o convidados da festa, é claro. E não é que são todos criaturas do folclore também? Isso agora está ficando mais interessante, não acha?

Leia as fichas criminais, siga as pistas ao longo da história e tente descobrir o assassino antes do fim do livro. Te desafio!

"Origens" (Editora do Brasil), é um livro que apresenta 5 contos sobre origens familiares diversas. Nele eu apresento uma história cruzada que mistura ficção com realidade sobre a chegada das minhas famílias portuguesas no Brasil. O André conta a história de seus avós e sua relação com as guerras nipônicas. A Eliane relembra a história de sua família indígena nas cartas que ela escrevia para a avó. Luis Eduardo traz o encontro de seus avós no navio que os trouxe para o Brasil. Sonia descreve a chegada de seu tataravô africano e o que resultou da união de seu filho com uma indígena de São Jorge de Ilhéus.

As ilustrações de Fabio Maciel brinca com colagens de papel e fotos antigas das famílias dos autores. Ficou show!

Aposto que após a leitura você começará a buscar suas próprias origens familiares.

"Robóticos" (Rovelle), livro meu e da Cris Alhadeff, nos apresenta um mundo que para alguns pode ser maravilhoso, mas que para outros pode ser um desastre.

Imagine ter alguém, ou algo, que possa trabalhar por você, que possa ir no mercado, que possa passear com o seu cachorro... Parece bom? Hummm... Mas onde fica a vida nisso tudo? A satisfação das conquistas na careira, o gostinho da escolha da fruta perfeita, a alegria das brincadeiras com o melhor amigo de quatro patas..

O que impede a preguiça da rotina morna? 

Siga Miguel e veja como suas decisões podem afetar a sua vida. 

"Família Tubarônica" (Elo), livro que fiz com meu parça Jean-claude Ramos Alphen, conta a história de um aniversário bem dentuço.

Aqui você encontrará alguns desses bichos, que são importantíssimos para o nosso ecossistema. Esses guardiões dos oceanos ajudam a manter o equilíbrio dos animais que lá vivem, eliminando os peixes velhos e doentes e criando um ambiente saudável para que os peixes saudáveis se multipliquem. Além disso, os tubarões podem ser comparados a "aspiradores de pó" dos mares, pois têm uma incrível habilidade de detectar e encontrar pequenos pedaços de comida, usando sua capacidade de detectar campos elétricos e seu faro apurado. Isso faz com que eles sejam excelentes "limpadores" dos oceanos!

São várias as espécies desse animal e esse livro nos apresenta diversas delas, brincando com suas características principais e dando-lhes uma personalidade (quase) humana. Eis um livro que certamente entreterá meninos e meninas de todas as idades.

Nesse vídeo eu apresento "Folclore de chuteiras" (Peirópolis), obra que conta com as ilustrações do Visca e que traz no final um curioso glossário de imagens de cada personagem que atuou na partida.

Duvido que o leitor não vibre com cada lance desse jogo. Aqui os jogadores usam suas habilidades especiais para levar a bola para dentro das redes do adversário. A vontade de gritar o gol é tanta que chega a dar coceira.

Então, a minha sugestão é a seguinte: sente-se no seu lugar favorito da casa e comece a ler. Cuidado para não acordar seus pais com os gritos da torcida!

Nesse vídeo eu apresento "Condomínio dos Monstros" (RHJ), obra que conta com ilustrações da Cris Alhadeff (seu livro de estreia na LIJ). 

O primeiro dos três livros da série sobre o Condomínio dos Monstros apresenta o prédio onde vivem dez dos monstros mais conhecidos da humanidade e relata o problema enfrentado pela Múmia: devido ao grande barulho provocado pelos vizinhos monstruosos, ela não consegue tirar seu cochilo de mil anos no sarcófago.

Condomínio dos Monstros está entre os meus 5 livros mais vendidos.

Nesse vídeo eu apresento "A liga dos heróis inúteis" (FTD), que escrevi em parceria com o Luiz Antonio Aguiar e que recebeu ilustrações do estúdio Sapo Lendário.

Junte-se à turma da Liga e descubra o que querem e quem está por trás dos Colecionadores! Ah! E tome cuidado! Você também pode estar sendo observado!

Oi, gente. Recebi alguns pedidos de professores para criar alguns vídeos com uma apresentação minha dos meus livros. Abracei a ideia.

Segue o primeiro vídeo, onde falo sobre meu último lançamento: "Quem comeu os meus biscoitos?", que fiz em parceria com a Vanina Starkoff e que foi publicado pela Globinho. Será que vocês conseguem descobrir quem foi o guloso?

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Pós-graduação de Escrita Criativa da PUC Campinas

Fui convidado para lecionar na pós-graduação em Escrita Criativa da PUC-Campinas. Minha disciplina será Criação e Inovação em Literatura. Já estou cheio de ideias criativas e inovadoras.

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Bienal do Livro de SP 2024

Oi, galera! Não estou na Bienal do Livro de São Paulo mas meus livros ESTÃO! Coloquei na imagem alguns deles, suas respectivas editoras e a localização na Bienal.

Essa semana alguns leitores me perguntaram onde podiam encontrar meus livros por lá (incluindo os lançamentos de 2024: Quem comeu os meus biscoitos? e Mala de fuga) e a resposta está aí.

Boa caçada!



sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Mala de fuga chegou!

Chegou o nosso livro novo! "Mala de fuga" (Aluar) é meu mais recente trabalho com a super Cris Alhadeff. Ficou muito lindo!

Descubra o que os monstros carregam em suas malas de fuga quando são enxotados dos vilarejos! E você, monstrinho? O que é tão importante que não pode faltar em sua mala?







domingo, 1 de setembro de 2024

EMEF Pedro Nolasco

 


Filminho bacana que o professor Helder Guastti, da EMEF Pedro Nolasco, de João Neiva - ES, fez do nosso encontro com a turma do 4° ano. Eles leram em sequência toda a trilogia de crimes do folclore que eu e a Cris Alhadeff lançamos pela Escarlate/Cia. das Letras: Quem matou o saci?, Procura-se o Curupira e Iara sob suspeita.