Nota que soltei na página da AEILIJ sobre a reunião que tivemos com a CBL:
Amigos e associados da AEILIJ.
No último domingo, a AEILIJ enviou uma carta para a CBL (Câmara Brasileira do Livro) com nossas considerações sobre a atual edição do Jabuti e nos colocamos à disposição para, em conjunto, tentarmos chegar a uma solução que atendesse ao interesse de todos.
Na segunda-feira pela manhã, fomos contactados pela Sra. Fernanda Gomes Garcia, Conselheira Executiva da CBL, para marcar uma conversa no dia seguinte, aqui no Rio de Janeiro, com o Presidente da instituição, Luís Antonio Torelli.
O encontro ocorreu no fim da tarde. Entre os presentes da reunião estavam, além dos já citados Fernanda e Torelli, a Sandra Pina, ex-presidente da AEILIJ e atual conselheira, e eu, Alexandre de Castro Gomes, presidente da AEILIJ.
Conversamos muito sobre a polêmica envolvendo o Jabuti deste ano, sobre a importância da literatura infantil e juvenil na formação de leitores, sobre a participação do nosso segmento no mercado e sobre o difícil momento que não só a LIJ passa, mas também toda a indústria do livro.
Concordamos que é interesse de todos nós fortalecer as instituições que defendem o livro e a leitura, e que podemos unir esforços para aprimorar as relações entre elas.
Em relação ao edital do Jabuti desse ano, nos foi explicado que há limitações legais que impedem alterações para esta edição.
Estamos convictos de que a junção das categorias infantil e juvenil, assim como a transferência da ilustração para categoria técnica, foi um erro. Esse foi o motivo que nos levou a assinar uma carta com outros 360 autores, editores e amigos da leitura, pedindo a valorização da Literatura Infantil e Juvenil e mudanças no edital do Jabuti.
Ao constatar os impedimentos para alterações nessa edição, nossos esforços se voltaram para o ano que vem. A proposta de acordo veio do Torelli. Após consultar o Conselho da CBL e a FNLIJ, os presentes ao encontro redigiram a seguinte declaração a ser liberada e divulgada para quem se interessar:
Reconhecendo a importância da LIJ e da ilustração como narrativa literária, será elaborado, ainda na gestão atual, um documento de cooperação entre a CBL, a FNLIJ e a AEILIJ, visando o aprimoramento das categorias infantil, juvenil e ilustração e com a finalidade de orientar a elaboração do edital do Jabuti de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário