terça-feira, 11 de julho de 2017

Nas trilhas da literatura: Livros que falam (resenha)

O Google me soprou no ouvido que a professora e escritora Neide Medeiros Santos, mestre em Teoria da Literatura e doutora em estudos literários, além de membro votante da FNLIJ, escreveu uma resenha muito bacana sobre "O livro que lê gente" (ilus. Cris Alhadeff / ed. Cortez) no seu blog "Nas Trilhas da Literatura".

Obrigado, Neide! Eu gostei muito!

Livros que falam
            (Neide Medeiros Santos – Leitora votante FNLIJ/PB)
                        Ler é sonhar pela mão de outrem.
                                    (Fernando Pessoa)

            Pessoas que gostam de ler livros é um caso bem comum, mas livros que leem pessoas é alguma coisa estranha. “O livro que lê gente” (Ed. Cortez, 2016), de Alexandre de Castro Gomes, ilustrado por Cris Alhadeff, conta a história de livros falantes que moram em uma biblioteca.

Coleção de credenciais


Acho que perdi algumas...

Publishnews: Nova diretoria da AEILIJ

PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 06/07/2017

Entidade aproveita posse para publicar uma carta em defesa da obra do José Mauro Brant


A Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) acaba de dar posse a sua nova diretoria. Alexandre de Castro Gomes foi reconduzido ao cargo de presidente, mas inicia novo mandato tendo Andrea Viviana Taubman como vice. Patricia Melo é a nova secretária da entidade e Flavio Dana, o novo tesoureiro. 
A primeira ação da nova diretoria foi o lançamento de uma carta em defesa da obra do José Mauro Brant, que teve seu livro Enquanto o sono não vem (Rocco), recolhido pelo MEC depois de uma polêmica relacionado ao conto A triste história de Eredegalda, que aborda a temática do incesto...

Coleção completa


domingo, 2 de julho de 2017

Panfleto para impressão

Esse panfleto tem a minha biografia, capas e sinopses de todos os meus livros em português já publicados. Pode ser impresso em uma folha de A4 (frente e verso) e depois dobrado como o exemplo abaixo.






Meus lançamentos de 2017 (até agora)


Presentes de Passo Fundo

E os presentes de Passo Fundo continuam chegando. 

Dessa vez foram fotos das crianças da EMEF Walmor Santos estudando a peça de teatro "Em cena: O julgamento do Chocolate" e das crianças da EMEF Bom Pastor em uma festa baseada no livro "Condomínio dos Monstros".

Maneiríssimo!




Flashes no Salão


sábado, 1 de julho de 2017

Eu sou uma lagartixa!

Editora: Editora do Brasil
Coleção: Trupe-Trinques
Categoria: Infantil
ISBN: 978-85-10-06529-0
1ª edição: 2017
Formato: 24x24 | 32 páginas
Ilustrações: Cris Alhadeff
http://www.crisalhadeff.com


• Obra selecionada para o Programa Minha Biblioteca e acervos das unidades educacionais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME-SP.

Mas que lagartixa esquisita! De repente, parece que ela perdeu os superpoderes de escalar paredes e papar moscas à distância.

Que surpresas este personagem tão divertido fará ao leitor? Só lendo para ver.
O livro “Eu sou uma lagartixa!” induz o leitor a buscar soluções para o problema do pequeno réptil. Por que ela não consegue subir a parede? Qual a solução? O que você faria no lugar dela? 

Uma brincadeira literária baseada na deliciosa e surpreendente originalidade infantil. Quem não gosta de brincar? Diga agora ou vai comer toda a porcaria do mundo!

Quem matou o saci?

Editora: Escarlate/Brinque-Book
Categoria: Juvenil
ISBN: 978-85-8382-054-3
1ª edição: 2017
Formato: 16x23 | 112 páginas
Ilustrações: Cris Alhadeff


• Recebeu o Selo Seleção Cátedra 10 (edição 2017), destinados às obras com valor literário, plástico e editorial, considerando temas e gêneros diversos, sem designação por categorias ou faixas etárias, mas atenta, sobretudo, à qualidade artística do diálogo texto/ imagem, que torna o livro infantil e juvenil um artefato original indispensável para arte-educação. A avaliação foi feita por pesquisadores e especialistas de LIJ da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio.
• Obra selecionada pelo MEC para o PNLD Literário 2018.


A detetive Billy Conrado e o detetive Joaquim de Jeremias colhem pistas e não poupam esforços para solucionar o misterioso assassinato de um conhecidíssimo personagem do folclore brasileiro.

Quem teria motivos para matar o Saci Perereira?
Muitos personagens são suspeitos, mas quem seria o verdadeiro culpado?

De forma bem-humorada e original, Alexandre de Castro Gomes cria uma história de detetive instigante ao mesmo tempo em que faz um surpreendente passeio pelo folclore brasileiro.