sábado, 29 de abril de 2023

Capas de couro portuguesas

Segue a minha pequenina coleção de 3 capas de couro portuguesas para livros ou cadernos. A primeira mostra uma corujinha, a segunda o poeta português Camilo Castelo Branco (que me lembra o Machadão) e a terceira o Mosteiro dos Jerônimos. Acho que são todas de meados do século passado. Alguém tem também? Ainda existe isso? Não achei para comprar.



segunda-feira, 24 de abril de 2023

Saíram os códigos para o PNLD 2022

Enfim saiu a relação final das obras que serão escolhidas no PNLD Literário 2022 para a Educação Infantil. Como eu já tinha dito antes, tive sete livros aprovados que receberam esse mês o código de seleção. São dois para a Pré-Escola (crianças de 4 e 5 anos), quatro para a Creche II (1.7 a 3.11 anos) e um para a Creche I (0 a 1.6 anos). Lembre-se que a questão da idade é subjetiva. Nada impede que o livro da Creche I seja lido na Creche II e por aí vai.

Em breve sairá o Guia de Escolha do PNLD Literário 2022, mas, enquanto ele não vem, os amigos professores já podem anotar aí os códigos desses meus livros para facilitar depois.

De qualquer forma, quando o Guia sair, avisarei aqui novamente.

Segue imagens de capa e miolo dos livros, sinopse e depoimentos para ajudar na decisão.

Boa viagem literária para todos!













domingo, 23 de abril de 2023

Lançamento de A canastrinha da Emília

Fui dar uma abraço na Mônica Martins e no Felipe Campos por conta do livro A canastrinha da Emília, que os dois lançaram hoje na livraria da Travessa. Acabei encontrando o José Prado, a Sônia Travassos e a Angela Martins, de quem roubei as duas primeiras fotos abaixo. Autografei também alguns livros e o que era para ser um pequeno e breve encontro, se tornou duas horas de bate-papo entre amigos. Bom, né?



quarta-feira, 19 de abril de 2023

Fotos da II Jornada de Literatura Infantil e Juvenil da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio e dos eventos que se seguiram

Ontem aconteceu a II Jornada de Literatura Infantil e Juvenil da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio e a cerimônia de entrega dos selos Cátedra 10. Tive a honra de participar da mesa de abertura onde falei sobre alguns desafios que temos pela frente. A cerimônia de premiação veio em seguida e, como sentei em um lugar na frente, acabei tirando fotos com várias câmeras diferentes. Tino perguntou quanto eu cobrava, mas acabou não indo no chope pra pagar (😂).

Bem, no final fomos abraçar o Luiz Antonio que estava lançando A gente era assim, um livro que merece todos os elogios que vem recebendo.

Foi uma terça descontraída e necessária. Queria uma semana só de terças assim. Adorei ver todos que foram! Valeu!































domingo, 16 de abril de 2023

Di histórias resenha O livro que lê gente


De vez em quando somos marcados em uma resenha muito bacana de um livro nosso que dá vontade de guardar. Essa é uma delas. A mediadora de leitura e contadora de histórias Dilaine Pereira tem um perfil no Instagram chamado Di histórias - contadora de histórias e é de lá que esse presente veio.

"Ler é um verbo plural e a leitura é essencial. 📚🧡

Lemos o mundo desde que nascemos. Mais do que decodificar um código escrito, que é a alfabetização, ler é construir sentidos pra tudo que está fora de nós e em nós, assim nos humanizamos. Que potente é ler e como precisamos ampliar nossas leituras!

No post de ontem, mostrei alguns dos meus "livros-espelhos", que refletem parte das minhas memórias, aí lembrei desse outro livro, do @alexandredecastrogomes , ilustrado pela @crisalhadeff , outro casal criativo da nossa literatura para as infâncias: "O livro que lê gente", publicado pela @cortezeditora

Na história, um livro já desgastado chega ao topo da prateleira mais alta de uma biblioteca pública de bairro. É uma edição de Pinóquio. Ele fica confuso sobre o que será dele dali adiante e é um livro mais velho, um Aladim, que lhe explica sobre as fases da vida livresca, inclusive que muitos livros somem dali e podem voltar "repaginados", transformados em novas edições.

Mas o melhor que o velho Aladim compartilha com o velho Pinóquio é a linda habilidade de ler gente. Num jogo invertido, por meio de imaginação e percepção de pistas, indícios, os livros leem os frequentadores daquele lugar.

A vida de Pinóquio se enche de encanto pelas possibilidades de descobrir esses novos mundos, que são cada pessoa.

Há muitos detalhes na leitura: o gato com estampa de papel de livro que está desde a folha de rosto e torna-se um cúmplice do leitor; o aviso do lançamento do próprio livro que temos em mãos, numa metalinguagem; o valor dos clássicos, que são livros antigos mas que nunca perdem sua vitalidade porque, como disse Calvino, têm muito ainda a nos dizer. ❤❤❤

Quero me aperfeiçoar na sabedoria do velho Aladim, para ler melhor os livros, o mundo, as gentes. Que tal?😍"

#literatura #literaturainfantil #literaturainfantojuvenil #literaturaparaainfância #leitura #mediacaodeleitura #livroilustrado #leiacomumacriança

quinta-feira, 13 de abril de 2023

II Jornada de Literatura Infantil e Juvenil da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio



Me sinto honrado por ter sido convidado para participar da primeira mesa da II Jornada de Literatura Infantil e Juvenil promovida pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, em um evento que abrirá a cerimônia de premiação do Selo Cátedra 10.

Dividirei a mesa com os queridos Guto Lins, Larissa Kouzmin-Korovaeff e Denise Ramalho e falaremos sobre a formação de leitores nos dias de hoje e os atuais desafios que teremos que enfrentar.

Vai ser muito bacana! Quem não puder estar presente no auditório, poderá nos acompanhar online. Ah! E quem quiser o certificado precisará se inscrever para receber. 

Aguardo vocês!

domingo, 2 de abril de 2023

Dia Internacional do Livro Infantil


A Cris Alhadeff e eu juntamos parte da família literária para uma foto em homenagem ao Dia Internacional do Livro Infantil.

Um abraço para todos os que criam, produzem, divulgam e apoiam a literatura infantil e juvenil!

sábado, 1 de abril de 2023

Credenciamento no SESI-SP (2023-2024)

Ôpa! O SESI-SP selecionou quatro propostas minhas e uma da Cris Alhadeff no edital de credenciamento de palestras e ações formativas literárias que eles promoverão nos próximos 2 anos.

Já trabalhei com o SESI-SP em diversas cidades do Estado de São Paulo através dos programas Literatura Viva e Caixa de Cultura. Dessa vez eu propus falar sobre assuntos que pesquisei/pesquiso no Mestrado e no Doutorado, em uma levada mais acadêmica.

Vai ser muito maneiro!

Em tempo: Posso levar essas palestras/oficinas para outras cidades. Se houver interesse, entre em contato comigo e conversaremos.