quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Projeto Mar de Palavras

Penélope Martins é contadora de histórias, escritora, poeta, colunista do jornal ABCDMaior e, pasmem, advogada. 


Essa moça espevitada é a idealizadora do projeto Mar de Palavras. Com o intuito de valorizar nossa língua portuguesa e promover um diálogo musical e literário entre Brasil e Portugal, Penélope se juntou ao músico e artista plástico Joel Costa Mar e à fotógrafa, e também advogada, Monika Tognollo.

O projeto começou com um convite para contar histórias na exposição Lá e Cá (outro intercâmbio literário), dos escritores brasileiros Selma Maria e José Santos. Sua amizade com Alice Vieira, conhecida escritora portuguesa de literatura para jovens, rendeu não só o convite para a exposição, como também a parceria com Joel, amigo convidado por Penélope para o projeto. Os dois musicaram, entre outras, a história Arca do Tesouro, de Alice, e Violeta Dengosa, de Penélope.

Penélope e Joel no SESC Santos - Foto de Monika Tognollo

E não é que receberam outro convite? Dessa vez do Museu da Guarda, que pertence à Secretaria de Cultura de Portugal, para apresentações em terras lusitanas. As datas confirmadas estão abaixo.

Bem, a cabeça de Penélope não para. Ela resolveu aproveitar a viagem para promover outra troca literária. Convidou autores brasileiros para enviarem livros autografados às crianças portuguesas que eles não conhecem. Pensou que receberia uns dez livros, mas estes já passam de quarenta, incluindo aí na lista os meus Aniversário no Cemitério (Escrita Fina), O Porteiro do Condomínio dos Monstros (Baobá) e Histórias a Quatro Patas (FTD). Os livros que chegarem até novembro, quando o trio embarca para Portugal, serão doados para a biblioteca da Escola Básica Alice Vieira, aberta para quem quiser visitar. Em contrapartida, sua amiga Alice está juntando livros autografados por escritores portugueses para serem doados aqui no Brasil. Ainda não está definido quem receberá a coleção.

Alguns livros que seguirão para Portugal.

Maiores informações em:
projetomardepalavras.wordpress.com.

Mar de Palavras 
Contação de histórias: 
A Arca do Tesouro, de Alice Vieira
Violeta Dengosa, de Penélope Martins
Data: 28 e 29.11.2013 - Local: Museu da Guarda, Portugal
Data: 03 e 04.12.2013 - Local: Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich (Lisboa)

domingo, 18 de agosto de 2013

Aniversário no Cemitério recomendado pelo Jornal de Letras


"Aniversário no Cemitério" é recomendado na coluna sobre Literatura Infantil, assinada pela Anna Rennhack, do Jornal de Letras (Instituto Antares de Cultura). A publicação é distribuída na ABL.

Aniversário no cemitério – (Escrita Fina) Alexandre de Castro Gomes, ilustrações de Cris Alhadeff – A parceria na vida é demonstrada na cumplicidade de texto e ilustrações. Bruxos, vampiros, caveiras, muita gente morta comemorando o aniversário do coveiro. Você vem?

Blog Cultura Plural

Ser elogiado pela escritora Thaty Marcondes no Cultura Plural do último dia 15 é uma alegria que divido com vocês. 

Ah! E antes que esqueça, o prazo para a entrega dos textos para o Concurso Nacional de Literatura Infantojuvenil de Ponta Grossa é agora no final de agosto. 

Tive a a felicidade de ganhar na categoria leitor crítico no ano retrasado. Um dos prêmios foi a publicação de uma edição de O tesouro do lagarto de fogo e sua distribuição nas escolas da região dos Campos Gerais. Ficou muito bonito. Recomendo a todos!

Blog Cuca de Gente Miúda

"Cuca de gente miúda" é o nome do blog criado pela veterinária e contadora de histórias Érica Nathair, mãe de Nicole e Yasmin. Érica é também a idealizadora do projeto Ciranda da Leitura, pelo qual famílias trocam livros pelo correio para estimular a leitura e compartilhar histórias que curtem. Um trabalho muito bacana que deveria ser seguido por todos. Para participar, é só entrar em contato pelo blog.

Ah! E para minha felicidade, o livro recomendado ontem, dia 09/08, foi O menino que coleciona guarda-chuvas, que lancei no ano passado pela editora Globo. Segue o link do blog:

Blog Historinhas e Livros que gostamos de ler

A Marcela é mãe da Maria. Toda noite ela lê livros infantis para a filha e depois coloca uma resenha em um blog que criou. Já são mais de 250 livros resenhados, desde novembro do ano passado, no blog "Historinhas e Livros que gostamos de ler". A menina de 4 anos tem dezenas de títulos em sua biblioteca particular. Um exemplo sensacional.

Bem, o Google me deu a alegria de conhecer a história dessa família muito bacana. E a felicidade foi ainda maior ao saber que o livro resenhado no último dia 5 de agosto foi o meu Histórias a Quatro Patas, lançado no ano passado pela FTD. Segue o link:

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Roda de Leitura na Escola Eliezer Steinbarg Max Nordau

Dois livros meus na Roda de Leitura da Escola Eliezer Steinbarg Max Nordau: "O julgamento do Chocolate" e "O menino que coleciona guarda-chuvas". Um belo trabalho da educadora e amiga Maria De Fatima Fernandes com os alunos do 4o. ano. Ouvi falar que tem até cartas para escritores e ilustradores. Muito legal!


Aniversário no Cemitério na Livraria Cultura

No sábado passado, dia 03, estive com a Cris Alhadeff na Livraria Cultura da Rua Senador Dantas, onde era o Cine Vitória, para contar a história do livro "Aniversário no Cemitério". O lugar é incrível e quem estava lá se divertiu bastante. O evento fez parte de uma série de encontros com autores promovidos pela Escrita Fina. Seguem fotos:



Com a ilustradora Cris Alhadeff



Bianca e Mariana


Anéis de monstros


João


Gargalhadas no cemitério


Com a escritora Sônia Travassos



Com Maria Cristina Campelo, criadora do Projeto Cultural Dragão Azul.

Histórias da Sherazade

O menino que coleciona guarda-chuvas no canal do Youtube "Histórias da Sherazade", personagem da atriz Raquel Barcha, que surgiu no programa X-Tudo da TV Cultura.

Festa Literária Internacional das UPPs - FLUPP 2013

Se liga na FLUPP!
Estarei lá no dia 21 de novembro, às 15h.


"Se em 2012 o “bonde” subiu Santa Teresa, neste ano é a vez do ramal Saracuruna conduzir o carioca para a segunda edição da Festa Literária Internacional das UPPs, a FLUPP!

Faltando apenas quatro meses para seu início, a FLUPP, que homenageou Lima Barreto em sua estreia, anuncia que o ano dedicado ao poeta Waly Salomão vem cheio de novidades!

Grandes nomes da literatura nacional e internacional, além de músicos, humoristas e vários artistas de diversos gêneros, o evento propõe um grande abraço na cidade e um novo processo de pacificação, muito além da ação policial.

Entre os dias 20 e 24 de novembro, a FLUPP promete agradar o público presente com mesas diversificadas e atividades extra-oficiais bastante agitadas. “Não seria estranho ir a uma festa em que todas as pessoas têm a mesma cara? O evento é variado. Vamos do popular ao experimental, do clássico ao efêmero, do familiar ao estranho, porque assim é a verdade literária”, comenta o curador da Festa, Toni Marques.

Fora a isso, Julio Ludemir, criador da FLUPP, já adianta que o público receberá intervenções muito antes de entrar no espaço do AfroReggae: “A ambientação da FLUPP vai começar na Central do Brasil, dentro do vagão. Vamos criar o Trem do Livro, um espaço para saraus literários, de poesia, contação de história e libertação de livros. Vamos criar toda uma intervenção que faça com que, no caminho até o evento, o público já esteja experimentando a FLUPP”. Além disso, o evento ainda conta com a FLUPP Parque, que, mais uma vez, oferece ao público infanto-juvenil atividades literárias para quem ainda está dando seus primeiros passos nas Letras."

Fonte: www.flupp.net.br/

Leitura no berço

A Alice é uma graça. E muito sabida também. :-)