sábado, 30 de julho de 2022

Carlos Eduardo Novaes: Lançamento!

Ontem foi o lançamento de O vírus do ipiranga e a pandemia brasileira, o mais recente livro do genial escritor Carlos Eduardo Novaes. Fui lá, claro, dar um abraço nesse cara que me apresentou a crônica política bem humorada. Eu dava (e ainda dou) muita risada com o texto do Novaes. Tive vários livros escritos por ele: Mengo, uma odisseia no oriente, Cândido Urbano Urubu, Juvenal Ouriço repórter, O caos nosso de cada dia, Democracia à vista!, A travessia americana, O day after do carioca, Os mistérios do aquém...

Bem, há poucos meses o achei aqui no face, viramos amigos virtuais, e aproveitei para perguntar sobre uma crônica que li quando mais novo e que não me lembrava de qual livro era. Eu queria usá-la em uma aula de escrita crativa. Ele não se recordava do texto, afinal já tinha décadas desde que o tinha escrito. De qualquer forma, fomos procurar e a descobrimos no livro Deus é brasileiro. Chama-se "A influência da invasão de Granada nas prestações da casa própria". Recomendo a leitura, pois é genial. Enfim rimos muito de tudo isso e ontem tive a oportunidade de encontrá-lo. Sai de lá com dois autógrafos que guardarei com muito carinho.





É porco? recebe o selo Altamente Recomendável da FNLIJ


Ah! Que alegria! Soube que É porco?, livro meu e do Jean-Claude Alphen, que saiu pela Globinho, acaba de receber o selo Altamente Recomendável da FNLIJ.

A minha primeira obra com o super Jean tem rendido bons frutos. Agradeço imensamente aos leitores e aos membros votantes da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Agradeço também ao Lucas De Sena Lima e a todos os amigos da Globinho por mais essa parceria. Vamos estourar a champagne!

domingo, 24 de julho de 2022

Haicais do chefe na Revista Gama


Haicais do chefe (Alexandre de Castro Gomes e Jean-Claude Alphen / Editora do Brasil) mal ficou pronto e já ilustra uma matéria na revista Gama sobre como falar de honestidade com as crianças. 

Agradeço ao super Leo Cunha pela indicação e à Ana Mosquera pelo contato e pelas perguntas.

Além de Haicais do chefe, outras obras apresentadas na página trabalham com a questão da honestidade na política. Afinal, se o momento para tocar em tal assunto não for esse, não sei  quando será. São elas: 

O que é preciso para ser rei (Leo Cunha, Tino Freitas e Fê / Pequena Zahar), 

Eleição dos bichos (André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markum / Cia. das Letrinhas) e 

Quem manda aqui (André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markum / Cia. das Letrinhas).

https://gamarevista.uol.com.br/semana/voce-e-honesto/como-ensinar-honestidade-para-as-criancas/

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Lista do Adote um Escritor 2022

Saiu a lista dos autores selecionados para o Adote um Escritor 2022 de Porto Alegre. Esse ano o programa completa 20 anos e é uma alegria estar entre tantos amigos em uma das ações mais bacanas em prol da leitura.

Agora é hora das escolas de Porto Alegre começarem a escolher, dentre os nomes da lista, os autores que querem adotar para poder receber a nossa visita. Viva o Adote!




Segue a relação de autores com inscrições homologadas:
01. Alan Alves Brito 02. Alcy Jose de Vargas Cheuiche 03. Alessandra Roscoe 04. Alexandre Azevedo 05. Alexandre Brito 06. Alexandre de Castro Gomes 07. Amauri Antonio Confortin 08. Ana Pregardier 09. Ângela Hofmann 10. Antônio Schimeneck 11. Ari Riboldi 12. Athos Beuren 13. Beatriz Myrrha 14. Cacá Melo 15. Cadu dos livros 16. Caio Riter 17. Celso Gutfreind 18. Chris Dias 19. Christian David 20. Cláudia Sepé 21. Cláudio Levitan 22. Cleonice Bourscheid 23. Denise Kern 24. Dilan Camargo 25. Eleonora Medeiros 26. Eliandro Rocha 27. Elma Nunes Sant’Ana 28. Fátima Farias 29. Flávia Côrtes 30. Gláucia de Souza 31. Heloisa Carla Coin Bacichette 32. Henrique Veber 33. Isabete Fagundes Almeida 34. Kênia Colares 35. Laís Chaffe 36. Léia Cassol 37. Leila Pereira 38. Letícia Möller 39. Lia Figas 40. Lucas de Melo Bonez 41. Luciana Marinho Albrecht 42. Luiz Fernando Abreu Araujo 43. Maíra Suertegaray 44. Mar'Junior 45. Marcia Losada 46. Marcus Haurélio Fernandes Farias 47. Maria Luiza Vargas Ramos 48. Marilia Pirillo 49. Marisa B Kras Borges 50. Maristela Scheuer Deves 51. Marlon Gustavo Costa 52. Marô Barbieri 53. Mary França 54. Maurício Rech 55. Mauren Veras 56. Miguel da Costa Franco 57. Nicole Kunzler 58. Ninfa Parreiras 59. Oscar Henrique Cardoso 60. Pablo Morenno 61. Pedro Leite 62. Rafael Guimaraens 63. Raul Marques 64. Reginaldo Pujol Filho 65. Ronald Augusto 66. Rosane Castro 67. Shirley Souza 68. Sonia Rosa 69. Susana Ventura 70. Taís Espíndula Moreira 71. Thanise Stein Narciso 72. Vanessa Silla

terça-feira, 19 de julho de 2022

A Liga dos Heróis Inúteis é indicação da página Nerd Recomenda


A Liga dos Heróis Inúteis é indicação da página Nerd Recomenda!

"Em A Liga dos Heróis Inúteis ser adolescente não é fácil, ser adolescente e super-herói é muito menos! Ainda mais se os seus poderes são considerados inúteis ou esquisitos pela maioria [...] 

Escrito pelos premiados autores Alexandre de Castro Gomes e Luiz Antonio Aguiar, o livro juvenil ” A Liga dos Heróis Inúteis” apresenta cinco super-heróis teen que sofrem bullying na escola e estão sempre se metendo em encrenca. [...] A obra conta a história dos heróis “inúteis” adolescentes PyPs, Camaleoa, Flô, Breno e Brena, que não se conheciam até serem resgatados por Tocaia, que os monitorava havia algum tempo. Guiados pelo mentor, aprenderão a lidar com seus poderes diferentes e a trabalhar em equipe para salvar um herói que foi capturado. [...] 

A liga dos heróis inúteis é narrado por diferentes personagens a cada capítulo. O leitor conhece pouco a pouco os protagonistas da trama, conforme eles se apresentam e contam sua trajetória. Temas como bullying, abandono, ansiedade e rejeição convivem com a descrição ao mesmo tempo séria e cômica dos poderes que diferenciam esses adolescentes dos supostamente “normais”, num momento da vida (a adolescência) em que o fantasma de uma normalidade idealizada costuma assustar. É quando a personalidade se consolida no contexto de novos grupos sociais, para além do grupo familiar. A narrativa ajuda a gerar reflexões a respeito do preconceito contra o que é diferente e da necessidade de pertencimento a um grupo. “Como lidamos com os outros, com suas qualidades e, sobretudo, com suas fragilidades? Como lidamos com nossas próprias fragilidades? Há muitas respostas possíveis, mas este romance vai mostrar que elas costumam passar pela amizade, pela mentoria e pela empatia”, destaca Estevão Azevedo, editor de literatura da FTD Educação.

Aqui está um livro imprescindível quando o assunto é superar preconceitos, fazer amizades, ressignificar o conceito de família e lidar com bullying."

https://nerdrecomenda.com.br/a-liga-dos-herois-inuteis/

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Está para chegar: "Haicais do chefe"!

Livro novo!

Tá. O livro ainda não chegou aqui em casa e ainda não está a venda no site da Editora do Brasil. Mas soube que a gráfica já entregou os impressos e que em duas semanas estará disponível para a compra. Não sei por quanto, direi a vocês assim que tiver essa informação.

De qualquer maneira ele já existe e isso me basta para comemorar e divulgar.

E ele chega em boa hora porque os brasileirões precisam se lembrar o que é um bom "chefe" e os brasileirinhos devem saber o que é preciso considerar para a escolha de um líder. Seja ele (ou ela) o capitão do time de futebol, o representante da classe, o síndico do prédio ou o responsável pela nação.

#haicaisdochefe
#EditoraDoBrasil
#alexandredecastrogomes
#jeanclaudealphen

sábado, 16 de julho de 2022

"A Liga dos Heróis Inúteis" na Babel


E hoje "A Liga dos Heróis Inúteis" (FTD), que escrevi com o querido Luiz Antonio Aguiar, é indicação da coluna Babel, do Estadão, junto com outras obras de outros autores e editoras.

Obrigado, Maria Fernanda Rodrigues!

Segue a imagem do recorte e, no link, a matéria inteira.

https://cultura.estadao.com.br/blogs/babel/historia-de-janusz-korczak-pedagogo-que-morreu-com-200-criancas-em-campo-nazista-vira-livro/

terça-feira, 5 de julho de 2022

Fotos: 50 anos da Biblioteca Tiradentes de Casimiro de Abreu

Ontem comecei o encontro perguntando quem ali não gostava de ler. Muitos levantaram as mãos. Diria que um quarto das crianças presentes, o que não era pouco. Aí me apresentei, falei sobre monstros e folclore, mostrei os livros que levei, mas sem contar o final das histórias, sempre instigando a curiosidade do público. Afinal quem matou o Saci? Qual o placar do jogo de futebol do time brasileiro do folclore? Qual o bicho por trás da sombra? Quais as manias dos moradores do Condomínio dos Monstros? Como um bando de super adolescentes com poderes que não servem pra nada consegue se livrar de quem os persegue? Como o rato escapou da ilha? O que o lobo mascarado fez com os porcos?

Descobriram montros desconhecidos. Falamos sobre os medos. Brincamos com perigos que só existem nas páginas. Tiraram dúvidas sobre o meu trabalho. Foi super divertido. No final, perguntei de novo quem não gostava de ler. Ninguém levantou a mão.

O evento aconteceu na comemoração dos 50 anos da Biblioteca Tiradentes, em Casimiro de Abreu. Eu e a Marilia Pirillo, que se apresentou no mesmo dia, deixamos nossos livros por lá. Já soube que tem fila se formando para as leituras.

É por isso que amo o que faço. Ah! Que bom que esses encontros estão voltando! Obrigado, André e Rizia Gidalte!

















segunda-feira, 4 de julho de 2022

Minhas leituras, minhas memórias


A Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul/SC comprou cerca de 30 mil livros para incentivar a leitura, sendo que grande parte deles é para que os alunos comecem a montar a sua própria biblioteca. Cada criança matriculada na rede pública do município levará três livros para casa durante o ano de 2022. Entre os livros de literatura selecionados estão "O menino que coleciona guarda-chuvas" (Alexandre de Castro Gomes e Bruna Assis Brasil - Globo Livros), "O grande rabanete" (Tatiana Belinky e Silvana Rando - Moderna), "Camilão, o comilão" (Ana Maria Machado e Cláudio Martins - Salamandra) e Felpo Filva (Eva Furnari - Moderna).

Hoje tive dois encontros muito bacanas com alunos que já receberam o livro dos guarda-chuvas. Perguntas inteligentíssimas. Adoro crianças e professores curiosos!

Seguem alguns links sobre esse programa maneiríssimo que é o "Minhas leituras, minhas memórias":

https://ndmais.com.br/educacao/alunos-de-jaragua-do-sul-terao-biblioteca-particular-em-casa

https://www.fm105.com.br/educacao-adquire-30-mil-novos-livros-para-os-alunos

https://www.facebook.com/watch/?v=1041132980160271 (o trecho que interessa começa em 2m7s)