As escolas participantes da primeira Estação de Leitura apresentaram os trabalhos realizados pelos alunos referentes às obras da Jornadinha, das quais os estudantes estão fazendo a leitura. Os trabalhos, que mais pareciam obras de arte, ganharam vida. A turma do terceiro ano da Escola Redentorista Menino Deus, por exemplo, recriou a obra Condomínio dos Monstros, do escritor Alexandre de Castro Gomes. “Aprendi que tem muitos monstros diferentes: múmias, vampiros, bruxas... Agora, estou ansiosa para conhecer o autor que escreveu o livro”, comentou a aluna Beatriz Nunes Sanches, 8 anos.
A professora da turma, Alessandra Prudente, enfatizou o entusiasmo dos alunos para criar o condomínio. “Os alunos foram instigados a fazer o seu monstro favorito em uma caixa de sapato, e, depois, juntamos todas as caixas e criamos o condomínio. Nessa idade, a questão do desconhecido desperta a atenção das crianças”, salientou a professora.
A Jornada traz desafios para as escolas, proporcionando a formação de leitores. “Temos quase quinhentos alunos da escola envolvidos com a Jornada. Esses livros baseados em monstros e medos também são uma oportunidade de trabalhar os medos que cada um de nós cultivamos. Por meio da leitura, se faz brincadeiras, o lúdico e também trabalha nossas emoções”, revela a diretora da Escola Redentorista Menino Deus, Márcia Bandeira Vargas Muccini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário