Desde o início do projeto, o Banco Itaú já distribuiu mais de 45 milhões de livros para crianças. Duas novas obras serão distribuídas este ano para milhares de crianças no Brasil inteiro. São elas:
Selou e Maya
De Lara Meana
Selou e Maya são duas crianças vizinhas que através de diferentes atividades do dia a dia – como acordar, comer, brincar, tomar banho e escutar histórias – inventam vários mundos fantásticos.
Poeminhas da Terra
De Marcia Leite
Diferentes versos compostos por palavras de origem tupi celebram a convivência do homem com a natureza. “Poeminhas da terra” aproxima as crianças da cultura dos povos indígenas.
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A Coleção Itaú Criança
Processo de seleção dos livros
Em 2016, o processo de seleção contou novamente com profissionais renomados e ocorreu em 3 etapas: uma triagem inicial feita pela equipe do programa Itaú Criança com o apoio da consultoria A Cor da Letra e análise de mais duas comissões de especialistas em literatura infantil.
Foram considerados critérios como:
- Foco na faixa etária de 0 a 5 anos.
- Livros que despertam o interesse das crianças e também dos adultos que leem para e com elas.
- Títulos, autores e editoras diferentes das edições anteriores do Itaú Criança;
- Livros que apresentam temas universais, considerando a diversidade e características regionais e culturais do Brasil.
- Pelo menos um livro de autor nacional.
Conheça os profissionais que colaboraram com a escolha da Coleção deste ano:
Tania Mariza Kuchenbecker Rösing
Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica/RS. Pós-doutora pela Universidade de Extremadura/Espanha - Facultad de Biblioteconomia y Documentación. Professora nos Programas de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo/RS (Mestrado e Doutorado) e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões em Frederico Westphalen/RS (Mestrado). Pesquisadora produtividade CNPq. Coordenadora do Centro de Referência de Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura da UPF.
Miriam Dantas de Araújo
Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, com estudos e publicações sobre leitura e formação de leitores. Atuou como professora do Ensino Fundamental e Superior. Trabalha na Secretaria Municipal de Educação de Natal como Professora Formadora e Assessora Pedagógica dos Projetos de Leitura das escolas da rede. É membro do Comitê Gestor do Plano Municipal de Leitura Literária na Escola – PMLLE, do Grupo de Trabalho para a elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – PMLLLB, do município do Natal e, atualmente, integra o Instituto de Desenvolvimento da Educação – IDE.
Simone Monteiro
Uma breve apresentação ou mini currículo, que será publicado no site da Fundação Itaú Social, com até 10 linhas: Mestre em Educação (PUC-RJ). Pedagoga (UFRJ), com especialização em Alfabetização (UFRJ) e em Midia, Tecnologias da Informação e Práticas Educacionais (PUC-RJ). É professora da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro desde 1985, atuando, desde 2001, na Secretaria Municipal de Educação, sendo Gerente de Mídia-Educação e coordenadora do Programa Rio, uma cidade de leitores
Celinha Nascimento
Formada em Letras – USP, Mestre em Literatura Brasileira. Formadora, assessora e consultora de escolas públicas e privadas em projetos de leitura e literatura. Autora de diversos materiais para ONGs e Poder Público, palestrante em dezenas de eventos, cursos, seminários de temas afins de literatura. Coordenadora de diversos programas e projetos em instituições como CEDAC, CENPEC, Rede Marista, Arrastão, Banco Real, Fundação Victor Civita, RBS Fundação Sobrinho e demais. Selecionadora e autora de prêmios literários e de projetos de leitura Prêmio Cultura Viva - Projeto Comunidade. Atriz e contadora de histórias, apaixonada por literatura desde seu primeiro emprego aos treze anos, numa Sala de Leitura de sua escola.
Luiz Percival Leme Britto
Luiz Percival trabalha com leitura e formação há trinta anos. Doutor em Letras, é professor da Universidade Federal do Pará, onde coordena o LELIT – Grupo de formação e intervenção em literatura Infantil e escola. Em sua trajetória político-profissional, tem atuado com consultor e formador de programas de educação, cultura e leitura para diferentes esferas da administração pública e organizações sociais. Foi presidente da Associação de Leitura do Brasil (1993-2006), membro da equipe de coordenação nacional do Proler (1988-2001), colaborador especialista do Programa Nacional Biblioteca da Escola (2001-2003). Atualmente, é votante do prêmio de literatura infantil e juvenil da FNLIJ e membro do Movimento por um Brasil Literário. Publicou por esta editora os livros Contra o consenso – cultura escrita, educação e participação (2003) e A sombra do caos – ensino de língua x tradição gramatical (1997).
Maria da Paz de Castro Nunes Pereira
Formada Instituto Singularidades- SP. Coordenadora do Núcleo de Práticas Inclusivas - orientadora educacional e pedagógica de alunos com deficiência física e intelectual, déficit de desenvolvimento, entre outros. Educação Infantil ao Ensino Médio. Avaliadora do Prêmio Educador nota 10 da Fundação Victor Civitta.
Volnei Canônica
Formado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil também pela Universidade de Caxias do Sul, e especialização em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo pela PUC-RJ. É diretor do Centro de Leitura Quindim e ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Coordenou no Instituto C&A de Desenvolvimento Social o programa Prazer em Ler. Foi assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura. O Livro Meu. Também foi jurado de vários prêmios literários.
Leda Maria Codeço Barone
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae da PUC-SP (1972), especialização em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae (1992), mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor titular do Centro Universitário FIEO, Docente, orientadora e pesquisadora do Centro Universitário FIEO, Membro de corpo editorial da Percurso. Revista de Psicanálise e Membro de corpo editorial do Jornal de Psicanálise. Tem experiência na área de Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Distúrbios da aprendizagem, Psicanálise, Psicopedagogia, relato de caso.
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