Vem chegando mais um Anuário da AEILIJ. Um trabalho que chega ao seu décimo ano (o próximo será o 10º catálogo da Associação) e que abre uma janela para o que é publicado em literatura infantil e juvenil no país. O Anuário é uma reunião de livros lançados no último ano, de autores bem conhecidos e outros nem tanto, mas que são uma amostra significativa da LIJ brasileira, e contém, além dos títulos dos autores associados, o resultado dos Prêmios AEILIJ, exposição de ilustrações, linha do tempo de atividades da Associação, entrevista com alguém do meio literário, entre outras interessâncias (sim, é palavra inventada).
O Anuário serve de auxílio para professores e para todos os profissionais das áreas que trabalham com literatura. Há informações ali que podem servir de base para pesquisas no setor. Recentemente foi tema do artigo A produção contemporânea de Literatura Infantil e Juvenil: um olhar sobre os anuários da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), de Ana Carolina Martins da Silva e Ana Paula Cecato de Oliveira. O artigo faz parte do livro Do "era uma vez" ao "foram felizes para sempre...!": (Re)visitando a literatura, publicado pela UFFS.
Eu tive o privilégio de editar todos os 9 Anuários da Aeilij que já saíram, e sou o editor do décimo. São muitas as histórias por trás desse trabalho. Muita experiência adquirida. Uma rara oportunidade de aprendizado. Valeu, AEILIJ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário