domingo, 7 de maio de 2023

VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil

As ruas da linda Ouro Preto respirarão literatura infantil e juvenil em dezembro. A cidade abrigará o VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. Tive a honra de ser convidado para participar da primeira mesa do último dia do Congresso, juntamente com os ilustres Marco Haurélio e Fernando Teixeira Luís, quando falaremos sobre temas da Tradição Popular.


Além da nossa mesa, haverá outras com convidados muito especiais. Estarão lá, entre outros, João Azanello Carrascoza, a pesquisadora portuguesa Tereza Mendes, Aline Abreu, Daniela Padilha, a pesquisadora Andréia Iguma, José Roberto Torero, a escritora colombiana Irene Vasco, a pesquisadora Marta Passos, Nelson Cruz, Angela Leite de Souza, Odilon Moraes, Renato Moriconi, o pesquisador Hércules Tolêdo Corrêa e a escritora argentina María Teresa Andruetto.


A organização do evento é do grupo de pesquisa “Formação de professores e as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário" (PROLELI). O PROLELI atualmente congrega pesquisadores de 10 estados brasileiros e o Distrito Federal, em 17 municípios distintos. Na coordenação está a querida Renata Junqueira, doutora em Letras e super pesquisadora, com vários trabalhos publicados.

O site do evento ficou pronto recentemente. Quem quiser apresentar trabalho, entre em contato através do link que compartilharei no primeiro comentário.

Serão 9 eixos temáticos:

1) Literatura infantil para crianças menores de seis anos

2) Poesia e oralidade

3) Literatura infantil e juvenil e temas polêmicos

4) A literatura juvenil e jovens leitores

5) Literatura infantil e juvenil e as múltiplas linguagens

6) Literatura infantil e ensino

7) A leitura literária: espaços de mediação e de formação de leitores (mecanismos e práticas)

8 ) A leitura literária: espaços de mediação e de formação de leitores

(aspectos teóricos/metodológicos)

9) Literatura e estratégias de leitura

Sei que ainda está um tanto distante, afinal o evento acontecerá somente em dezembro. Mas quem quiser estar presente tem tempo para se programar. Talvez juntar um grupo, dividir um Airbnb ou similar. De qualquer forma, quando chegar mais próximo, avisarei de novo.

E, claro, viva a LIJ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário