sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Bibliotecas da Prefeitura de Fortaleza

Saiu a lista dos livros selecionados pela Prefeitura de Fortaleza para as bibliotecas da capital. Tem 6 títulos meus na relação. Espero em breve poder visitar essa linda cidade novamente para falar de literatura. Bateu saudade aqui.



segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Escolha de livros para o PNLD 2022 - II

Professores amigos, chegou a hora de escolher os livros do #PNLD2022 / Educação Infantil que você levará para a sua escola. 

Dessa vez o processo será feito através da seleção de acervos numerados, ou seja, cada escola optará por este ou aquele acervo de um total de 23. Quanto maior a escola, mais acervos ela poderá pedir.

Lembrem-se dos meus livros na hora de decidir.








sábado, 23 de setembro de 2023

Escolha de livros para o PNLD 2022




Dessa vez é pra valer!

A partir de agora, as escolas têm duas semanas para escolherem os livros literários do PNLD 2022 para a Educação Infantil. Pelo que me informaram, os livros selecionados foram divididos em 23 acervos e a escolha se dará por acervo. Cada livro oferecido pelo PNLD consta em dois acervos diferentes. É bom analisar cada acervo para ver o que será melhor aproveitado pela escola. As escolas com mais turmas poderão escolher mais de um acervo e outras, menores, que ficarão com um acervo só, por isso essa análise é tão importante:

Escolas com até 25 alunos - 1 acervo

Escolas com até 50 alunos - 2 acervos

Escolas com até 100 alunos - 3 acervos

Escolas com até 200 alunos - 4 acervos

Escolas com mais de 200 alunos - 6 acervos

Bem, tenho 7 obras selecionadas. Na imagem estão a capa, o código da obra (que me parece irrelevante nesse momento, mas nunca se sabe) e os acervos onde elas se encontram.

Colocarei nos comentários o link para o guia do PNLD Literário 2022. Lá você pode tirar dúvidas e ler as resenhas de cada um dos livros dos acervos. Mãos à obra, gente!

Me leve para a sua escola! Abraços em todos!

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Fotos da FLIM em Itaipuaçu

E ontem rolou a FLIM de Maricá. Devo dizer que fiquei impressionado com o capricho com que essa festa foi montada. Grandes nomes, a cidade toda se envolveu no projeto, banners e outdoors enormes na estrada (logo na saída da ponte se viam dois enormes, um de cada lado). Havia um cachê justo para os autores, dezenas de editoras (não livrarias e sim editoras) vendendo seus livros, cada criança matriculada na rede pública da cidade recebeu um voucher de 200 reais para compras de livros (o que não é pouco). Mencionei lá que a invejinha que tenho das festas das cidades do Rio Grande do Sul começou a diminuir. Estive recentemente em outro evento em Casimiro de Abreu que também estava muito bonito. Espero que Maricá e Casimiro sejam só o começo e que essas feiras se espalhem por todo o estado. Merecemos todos!

Enfim, ontem dividi o palco com três feras: Lúcia Hiratsuka, Leo Cunha e Carlos Alberto de Carvalho. Duas horas de mesa foi pouco.

E para coroar, fomos surpreendidos por três amigos que vieram de longe e uma que deixou de voltar pra casa mais cedo, para nos prestigiar: Cris, Marilia, Lucas e Maurício, todo o meu carinho pra vocês!































quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Mesa na FLIM de Maricá

Depois de amanhã (21/09), no final da tarde de quinta-feira, estarei na FLIM de Maricá e participarei de um bate-papo super bacana com os autores Leo Cunha, Lúcia Hiratsuka e Carlos Alberto de Carvalho. Falaremos sobre intermidialidades, criatividade e a relação entre o texto e a imagem na mesa "Cruzando fronteiras criativas: Diálogos entre Literatura, Ilustração e Arte".

Aguardamos vocês lá!


sábado, 16 de setembro de 2023

Chegou meu livro com o Guigo!


Chegooooou! Dessa vez veio o livro que fiz com meu filhão Guigo, esse rapaz com muitos talentos que está na foto comigo. Já é o segundo livro que lanço que traz suas ilustrações.

Juntando com a Cris e a Nina, tenho em casa uma trinca de autores de imagens que me enchem de orgulho. "Uh! Uh! Uh! Que beleza!"

Como nos sentimos quando alguém pega o nosso brinquedo favorito? Coragem? Preguiça? Saudade? O que nos dá raiva? O que amamos? É só abrir a página para saber. A ideia aqui é ajudar a criança a compreender seus próprios sentimentos através de ilustrações divertidas e de um texto recheado de poesia.

Os livros em preto e branco (de cor cheia, não os que são apenas traçados) ajudam o leitor de colo que ainda está desenvolvendo a visão. O alto contraste entre as cores auxilia na percepção e captura o interesse da criança.

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Chegou meu livro com a Nina!


Chegou o livro impresso que fiz com a Nina, minha filha querida! Agora só falta chegar o que fiz com o Guigo. Na imagem estamos os dois em preto e branco. E pela metade, pois o livro infantil é metade escritor e metade ilustrador.

Cadê a cor do bicho? (Galerinha Record) junta e apresenta diversos animais através de trovas escritas com muito ritmo e humor. Tem o panda, o pinguim, a zebra, a vaca malhada e mais uma coleção de bichinhos descoloridos que irão alegrar os leitores de todas as idades.

Os livros em preto e branco (de cor cheia, não os que são apenas traçados) ajudam o leitor de colo que ainda está desenvolvendo a visão. O alto contraste entre as cores auxilia na percepção e captura o interesse da criança.

sábado, 9 de setembro de 2023

Fotos da Bienal do Rio 2023 - 09/09

Minha segunda visita à Bienal 2023. Apresentação no espaço infantil com o super Patrick, o Chapeleiro Maluco. Abraços e altos papos com amigos autores e editores. Fotos tiradas em alguns cenários ANTES da abertura dos portões (depois é impossível). Risoto de salmão com aspargos de almoço na Sala VIP dos Autores. Autógrafos, alegria e a constatação que o povo lê muito mais do que a gente pensa. Meu agradecimento e minhas palmas para o trio rock'n roll Carolina Sanches, Rona Hanning e Martha Ribas pelo trabalho maravilhoso na curadoria.

Agora é ficar na cama por dois dias seguidos antes de voltar ao trabalho. 😁