segunda-feira, 31 de maio de 2021

LIJ: aprendizagem e criação chegou!

Chegaram! Lindos! Uma edição super caprichada, 180 páginas com capa em papel Kraft, todo elegantão! Estou babando aqui. 😃

"Literatura infantil e juvenil: aprendizagem e criação" é o primeiro volume da Coleção Educação Literária, da Semente Editorial, organizado por mim e pela Cintia Barreto, que é quem teve a ideia da coleção. 

Esse livro traz um artigo meu, onde falo sobre a história da LIJ brasileira, dividida pelos períodos estipulados pela Nelly Novaes Coelho, e comento sobre os impulsos de leitura de cada período. No final, apresento o que pode ser considerado um novo período da LIJ brasileira: o período pós-nelliano. Além do meu artigo, preparei algumas linhas do tempo que criei para as minhas aulas, onde abordo alguns dos momentos mais importantes da LIJ, incluindo os lançamentos de obras premiadas.

O livro traz mais quatro excelentes artigos de Camilo Martins, Leo Cunha, Celso Sisto e Cintia Barreto, cada um falando sobre sua área de ensino.

São cinco artigos + caderno de atividades para professores da Educação Básica, pesquisadores da área e quem mais quiser mergulhar nesse mar de LIJ.

O livro já pode ser comprado online nos sites da Semente Editorial, Amazon e Livraria da Travessa.

http://sementeeditorial.com.br/livros/literatura-infantil-e-juvenil-aprendizagem-e-criacao/

https://www.amazon.com.br/Literatura-Infantil-Juvenil-Aprendizagem-Cria%C3%A7%C3%A3o/dp/6586610222/ref=sr_1_6?dchild=1&qid=1622495906&refinements=p_27%3ACelso+Castro&s=books&sr=1-6

https://www.travessa.com.br/literatura-infantil-e-juvenil-aprendizagem-e-criacao-1-ed-2021/artigo/3d480f60-e95a-4f8d-8229-454084b91f76





Certificado de Pós-graduação em LIJ

Quase um ano e meio depois de terminar minha pós-graduação em LIJ e de receber o título de Especialista, fui buscar o certificado. Culpa dessa pandemia, que me fez sair pouco de casa. Aproveitei para passar na sala do terceiro andar, onde por meses convivi com pessoas de quem sinto saudade até hoje. Sala essa que ficava fria demais quando se ligava o ar e quente demais quando se desligava. Não tinha meio termo. 😃




quinta-feira, 27 de maio de 2021

Juca Mutuca e Fanikito, de Max Yantok

Ganhei essa raridade maravilhosa de presente. Primeira edição do livro lançado em 1932 por Max Yantok, pseudônimo de Nicolau Cesarino, que foi um dos maiores artistas gráficos da primeira metade do século XX, muito conhecido pelo seu trabalho na revista O Tico-tico. Yantok nasceu no RS, em uma tribo da etnia Tupi, e era filho de pai italiano e mãe indígena.

O livro apresenta o monstro Rompante, que tem cara de macaco, antenas e corpo de dragão sem asas. Rompante dorme por 200 anos e acorda devorando tudo e todos.

Os livros do Yantok são muito difíceis de conseguir e quando aparecem, custam uma baba. 

Felizão aqui e doido pra cair dentro!



quinta-feira, 20 de maio de 2021

Revistas

Depois do fim da revista Recreio, em 82, a editora Abril lançou as revistas Alegria e Companhia em 83, para crianças de até 8 anos, e Corujoca em 85, para os pré-adolescentes. Todas essas revistas tinham como base histórias literárias. A Corujoca durou só seis edições, infelizmente. Uma pena, porque era sensacional. Busquei para comprar e só achei os números 2 e 4, mesmo assim com as capas bem acabadinhas. Mas não faz mal. Os miolos estão ótimos e o conteúdo está todo ali. Consegui também o número 1 digitalizado, basta procurar no Google que está fácil de achar.

Essas duas que tenho aqui trazem textos e artes de Sylvia Orthof, Walter Ono, Ulisses Tavares, Michele Iacocca, Sonia Robatto, Eva Furnari, Walcyr Carrasco, Rosana Munhoz, Edson Gabriel Garcia, Marcos Rey, Rogério Borges e muita gente boa!




quarta-feira, 19 de maio de 2021

Colégio São Vicente de Paulo - RJ

Hoje teve encontro meu e da Cris Alhadeff com 175 alunos do Colégio São Vicente de Paulo - RJ, para falar sobre o livro Quem matou o Saci? (Escarlate)



terça-feira, 18 de maio de 2021

O livro das palavras grandes e dos desenhos pequenos chegou!

O livro das palavras grandes e dos desenhos pequenos (Saberes e Letras/Paulinas, em parceria com a Cris Alhadeff) chegou! Na foto, além do Epaminondas na capa do livro, há mais três ratos. O Ernesto e mais dois. Conseguem achar?

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Literatura infantil e juvenil: aprendizagem e criação

Editora: Semente Editorial
Categoria: Educação
ISBN: 978-65-86610-22-2
1ª edição: 2021
Formato: 14x21 | 176 páginas
Autores: Alexandre de Castro Gomes, Camilo Martins, Celso Sisto, Cintia Barreto e Leo Cunha
Capa: Camilo Martins


• Obra selecionada pela SME/SP para o Programa de formação das equipes docentes e gestoras das Unidades Educacionais 2021.

Um percurso de leitura crítica para professores da educação básica e pesquisadores da literatura brasileira para crianças e jovens, com temas importantes à formação humana, letramento literário e cotidiano escolar, como história da literatura infantil e juvenil, ilustração, poesia, contação de histórias e práticas literárias.

"Esse livro traz um artigo meu, onde falo sobre a história da LIJ brasileira, dividida pelos períodos estipulados pela professora Nelly Novaes Coelho, e comento sobre os impulsos de leitura de cada período. No final apresento o que pode ser considerado um novo período da LIJ brasileira: o período pós-nelliano. Além do artigo, preparei algumas linhas do tempo que criei para as minhas aulas, onde abordo alguns dos momentos mais importantes da LIJ, incluindo os lançamentos de obras premiadas." (ACG)

O livro das palavras grandes e dos desenhos pequenos

Editora: Saberes e Letras / Paulinas
Categoria: Infantil
ISBN: 978-65-994144-0-4
1ª edição: 2021
Formato: 20,5x27,5 | 32 páginas
Em parceria com Cris Alhadeff


• Obra selecionada pelo MEC para o PNLD Literário 2022.
• Obra selecionada para compor o acervo inicial da Educação Infantil, acervo complementar da Educação Infantil e acervo complementar do Ensino Fundamental das salas e espaços de leitura das unidades educacionais da SME de São Paulo - 2021.

Uma história bem maior e menor do que você imagina.
No novo livro do casal Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff, o título já dá a dica: este é um livro sobre tamanhos e surpresas. Não por acaso, o ratinho tem um nomezão! E Afonsão é um homenzinho.
Tudo aqui é relativo, divertido e inesperado, inclusive a forma como se relacionam a história e a ilustração. Afinal, aqui o texto é também imagem, por conta das cores, formas e texturas,
(Leo Cunha) 

domingo, 9 de maio de 2021

É porco?

Editora: Globinho
Categoria: Infantil
ISBN: 9786555670226
1ª edição: 2021
Formato: 20,5x27,5 | 32 páginas
Em parceria com Jean-Claude Alphen


• Recebeu o Selo Altamente Recomendável 2022, da FNLIJ.
• Obra selecionada pelo MEC para o PNLD Literário 2022.
• Obra selecionada para compor o acervo inicial da Educação Infantil e acervo complementar da Educação Infantil das salas e espaços de leitura das unidades educacionais da SME de São Paulo - 2021.
• Obra selecionada para o Kit literário 2021 da Prefeitura de Birigui-SP.
• Recebeu o Selo Seleção Cátedra 10 (edição 2021), da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio.

Uma história divertida que traz como referência o clássico Os três porquinhos e o lobo mau.
Em É porco?, o escritor Alexandre de Castro Gomes e o ilustrador Jean-Claude Alphen convidam o pequeno leitor a cantarolar o texto, como na já conhecida cantiga “Quem tem medo do lobo mau?”.
O livro propõe uma brincadeira para que o leitor fique curioso em saber quem está pedindo para entrar na casa. O jogo proposto no texto é facilmente assimilado pelas crianças: se for porco pode entrar! A narrativa estimula a curiosidade, a formulação de hipóteses e a brincadeira com o vilão da história, o lobo.
É porco? é indicado para que os adultos leiam aos bebês ou para que leitores em fase de alfabetização arrisquem as primeiras leituras.

sábado, 8 de maio de 2021

Palavras GRANDES

Olha o novo livro chegante! "O livro das palavras grandes e dos desenhos pequenos" é a primeira parceria minha e da Cris Alhadeff com a Paulinas/Saberes e Letras. Fomos recebidos com muito carinho pela nova casa e só temos a agradecer à Andreia Schweitzer e ao povo todo de lá. Esperamos que as crianças se divirtam com essa brincadeira maluca que fizemos com o Epaminondas e o Afonsão. 🙂

A edição impressa já chegou na editora e em brevíssimo estará nos pontos de venda.



segunda-feira, 3 de maio de 2021

Menotti Del Picchia - João Peralta e Pé de Moleque

"Viagens de João Peralta e Pé de Moleque" e "Novas Aventuras de João Peralta e Pé de Moleque: No país das formigas". Ambos do Menotti Del Picchia. O primeiro teve primeira edição em 1932 e o segundo em 1934. 

São livros muito bacanas que apresentam o leitor a lugares maravilhosos. O primeiro os leva para os mundos do céu e do mar. O segundo os leva a um país de insetos. Essas edições que tenho são da década de 40.