sexta-feira, 28 de setembro de 2018

VII Feira do Livro de Santa Cruz - Fotos

Esse ano fui um dos convidados da VII Feira do Livro de Santa Cruz do Rio Pardo, uma feira muito bacana que já levou grandes nomes como Pedro Bandeira, Ricardo Ramos Filho, Ignácio Loyola de Brandão, Márcia Tiburi, Elisa Lucinda e Indigo Ayer e Ziraldo.

A festa foi linda. Havia algumas editoras e livrarias vendendo livros no caramanchão, exposição de Monstros do Cinema do Daniel Kondo e do Augusto Massi, uma turma do quinto ano antenada e perguntadeira, leitora de "Quem matou o Saci?", música ao vivo e muito mais. A equipe do Colégio Camões nos acolheu com muito carinho. Sou muito grato a cada um que vestia o avental bonito da FLISC. E ainda ganhamos vidros de srirachas e caixas de paçocas. Hummm!

Além do Daniel e do Augusto, estavam lá meus padrinhos literários Mary e Eliardo França e ainda encontramos a grande dama Marina Colasanti no aeroporto. Nós partíamos, já saudosos, e ela chegava.















segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Vídeo do V Festival Itinerante de Leitura



A quinta edição do Uniduniler foi provavelmente o evento literário mais emocionante que eu já participei. O trabalho da Alessandra Roscoe, do Orlando e de toda a equipe é rico em generosidade e afeto. A ideia de levar a leitura para quem precisa é o que faz toda a diferença desse festival.

Tenho muito a agradecer a todos os envolvidos, aos meus colegas que participaram e colaboraram para o sucesso do evento, ao público presente nas atividades e especialmente à querida Alê, por nos possibilitar tamanha experiência. Obrigado, conte comigo para o que precisar.

E quem não conhece o Uniduniler, sugiro que assista ao lindo vídeo documentário do festival. É curto. Poucos minutinhos que poderão inspirar vocês a realizarem seus projetos mais difíceis e preciosos.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

FLISC - Feira do Livro de Santa Cruz do Rio Pardo - chamada


Animado pacas!

Daqui a menos de uma semana embarco para a 7ª FLISC. Entre os outros convidados deste ano estão o meu amigo Daniel Kondo, Marina Colasanti, Mary e Eliardo França, Lino de Macedo, Menalton Braff e Carlinhos Brown.

A Feira do Livro de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) é um evento que vem crescendo a cada ano e colocou a cidade no mapa cultural. Realizada desde 2003, pelo Colégio Camões, a FLISC tem como parceiros o Governo Federal, a Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, escolas municipais e SESI, além do patrocínio de grandes empresas da cidade. 

Em sua última edição, levou grandes nomes como Pedro Bandeira, Ricardo Ramos Filho, Ignácio Loyola de Brandão, Márcia Tiburi, Elisa Lucinda e Indigo Ayer.

Veja a programação inteira em http://www.feiradolivrodesantacruz.com.br.

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Obras habilitadas para os prêmios literários da FBN

Saiu a relação das obras habilitadas para os prêmios literários da FBN.

São 80 obras de literatura infantil, entre elas "Eu sou uma lagartixa!" (ilus. de Cris Alhadeff / Editora do Brasil), e 41 obras de literatura juvenil, entre elas "Quem matou o Saci?" (ilus. de Cris Alhadeff / Editora Escarlate) e "Os 12 trabalhos de Severino" (ilus. de Camila Fudissaku / Editora SESI-SP).

Boa sorte aos classificados!

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Conversa Literária na FLAM - chamada


Estive na última sexta-feira, às 16h, na Conversa Literária da FLAM.

Dividi a mesa com Maurício Fernandes, educador e mediador de leitura que desenvolve há 10 anos um projeto social de teatro e leitura, a professora e escritora Simone Ricco e o jornalista e escritor Tom Farias, especialista em Cruz e Sousa, poeta negro catarinense, pai do simbolismo no Brasil.

O evento teve a coordenação da super Cintia Barreto.


segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Paixão de Ler 2018 - Diário Oficial do Município

Meu projeto foi aprovado no PAIXÃO DE LER! O resultado saiu no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro. Reconheci alguns colegas entre os projetos contemplados. Tem as oficinas do Rogério Andrade Barbosa e da Lucia Morais, o encontro literário da Flávia Côrtes, o sarau cultural da Silvia Castro, as apresentações artístico-literárias da Silvia Castro e da Lucia Morais e os encontros com os autores Flávia Côrtes, Anielizabeth Cruz, Luiz Antonio Aguiar, Gizele Santos, Thais Linhares, Sandra Pina, Edna Bueno, Alex Gomes, Ninfa Parreiras, Anna Claudia Ramos e Andrea Viviana Taubman.

Pode ser que haja outros amigos lá, mas não os reconheci pelo nome do proponente.
Parabéns, galera!

http://doweb.rio.rj.gov.br/portal/visualizacoes/jornal/3911/#/p:113/e:3911

domingo, 16 de setembro de 2018

"Quem matou o Saci?" é o livro mais emprestado!

Recebi uma notícia ultra-bacana que me deixou muito feliz!

"Quem matou o Saci?" é o título infantil mais emprestado da Biblioteca Parque Villa-Lobos (SP) de agosto, seguido de "Colo de avó", da Roseana Murray!

Inaugurada em 2004 e instalada no mesmo local onde funcionou a Casa de Detenção do Carandiru, a biblioteca tem quase 40 mil itens no catálogo e foi uma das 5 finalistas de 2018 do prêmio de melhor biblioteca pública da IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias), a mais importante entidade internacional da área.

Gostaria de lembrar que "Quem matou o Saci?" (ilustras da Cris Alhadeff, editora Escarlate) foi aprovado para o PNLD Literário 2018 e pode ser escolhido pelos professores e bibliotecários para as suas escolas.

https://bvl.org.br/titulos-mais-emprestados-em-agosto/

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Discos que me impactaram

Eu fui desafiado pelo amigo de longa data Joao Miguel Aliano para mostrar 10 capas de discos que de alguma forma me impactaram. Não é preciso dar explicações do porquê. Coloquei as 10 primeiras que me vieram à cabeça, mas existem muitas outras que mereciam estar aí.
Sei que a ideia inicial era apresentar uma capa por dia e nomear alguém para fazer o mesmo. Eu não tenho muita paciência para isso, então seguem as 10 de uma vez.
Faça o mesmo quem quiser.


terça-feira, 11 de setembro de 2018

Book-trailer: O livro que lê gente

A Cortez fez um book trailer superbacana de "O livro que lê gente", obra minha e da Cris Alhadeff, aprovada para o PNLD Literário 2018. Ao final da animação tem um filme meu e da Cris apresentando o livro para os professores. 

Ajudem esse livro a ler a criançada das 106 mil escolas cadastradas no programa! Divulguem!
Amigos profes, contamos com vocês!

Código 1073L18602


segunda-feira, 10 de setembro de 2018

"Quem matou o Saci?": Resenha de Clara de Cápua

Outra resenha, sensacional, da Clara de Cápua, para "Quem matou o Saci?", livro meu e da Cris Alhadeff, indicado para o PNLD Literário 2018:

A detetive Billy Conrado e o detetive Joaquim de Jeremias colhem pistas e não poupam esforços para solucionar o misterioso assassinato de um conhecidíssimo personagem do folclore brasileiro. Quem teria motivos para matar o Saci em sua própria festa de aniversário? Muitos convidados ilustres do folclore brasileiro são suspeitos, tais como o Boto, o Caipora e a Pisadeira. Mas quem seria o verdadeiro culpado?

Difícil algum leitor que não goste de um bom enigma. Aqui temos um bem diferente: o saci morreu! Então, é possível que um personagem tão conhecido e tão famoso possa mesmo ter morrido? Parece que sim...

Esse texto de aventura e suspense tem todas aquelas características que o gênero precisa ter: muitas perguntas para todos os envolvidos, muita descrição de cenário, de personagens e situações, além de ficha criminal, cena do crime e... os suspeitos, claro! O leitor pode acompanhar os depoimentos e fazer sua própria investigação, ter seus suspeitos mais duvidosos.

Temos aqui dois livros em um só: enquanto acompanhamos Billy e sua trama numa narrativa de suspense, o autor nos conta também sobre os personagens de nosso folclore e de como eles vivem fazendo o leitor se embrenhar pela literatura fantástica. Por isso é também um gostoso mergulho no universo das lendas e da mitologia. Enquanto isso, o Saci aguarda o desfecho e o esclarecimento de sua morte. Atenção especial para as ilustrações, que trazem informações muito ricas sobre o que se passou e a história de cada personagem. Certamente cada leitor vai se sentir um pouco a Billy!

Quer saber quais as sugestões da Clara para o uso em sala de aula? Clique aqui em 

domingo, 9 de setembro de 2018

Estante arrumada!

Fim de semana de arrumação de estante. Amo e odeio. Amo achar livros que não lembrava que tinha. Odeio ter que me desfazer de outros. Tão pouco espaço!



quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Manual do professor: "Quem matou o Saci?"

"Quem matou o Saci?"
A Brinque-Book criou um site especial para o PNLD e disponibilizou um trecho da obra e o manual do professor. O manual, elaborado por Clara de Cápua, traz ideias bastante interessantes de atividades e sugestões para o melhor aproveitamento do livro. 
Código do livro na relação do PNLD Literário: 0806L18602
Categoria: 5 (4º. ao 5º. anos do ensino fundamental)

Resenha do blog da Brinque-Book para "Quem matou o Saci?"

A Brinque-Book escreveu uma resenha muito bacana para "Quem matou o Saci?", livro aprovado pelo PNLD Literário 2018.

Segue também o link para a página especial do livro criada para o PNLD Literário 2018: http://pnld.brinquebook.com.br/livros/quem-matou-o-saci/

PNLD: “Quem matou o saci?” une suspense e aventura a um passeio pelo folclore
04/09/2018

Neste ano, o Governo Federal lançou o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2018 Literário. Caracterizado com um edital “transitório”, o programa comprará livros de literatura para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para todas as escolas das redes públicas, além de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas conveniadas com o poder público. O governo seleciona uma lista prévia de obras, e as envia com seu conteúdo completo, juntamente com material explicativo sobre cada uma delas, às escolas, que escolhem quais desejam adotar para as crianças e requisitam a sua entrega.

É o caso deste Quem matou o saci?, de Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff, que assinam texto e ilustrações, respectivamente. Para crianças maiores – a partir de 8 anos -, a obra começa com um crime: o assassinato do Saci Perereira, velho conhecido do folclore brasileiro.

O Boto, personagem de “Quem matou o saci?” / Alexandre de Castro Gomes (texto) e Cris Alhadeff (ilustrações)

A partir disso, a detetive Billy Conrado e seu colega Joaquim de Jeremias, que narra a história, vão investigar quem é o culpado seguindo de uma curiosa lista de suspeitos: Caipora, Boto, Cabeça de Cuia, Pisadeira, Papa-Figo (ou Velho do Saco)…

Personagens conhecidos – e nem tão conhecidos assim – do folclore são apresentados ao leitor por intermédio de sua “ficha criminal” e do interrogatório que a dupla de detetives faz com as criaturas ao longo do livro.

Com muito humor e suspense, no melhor estilo livro policial, a narrativa vai dando pistas, costurando possibilidades e dando a conhecer personagens curiosos que teriam algum motivo para cometer um crime contra o pobre Saci Perereira.

Aliás, o próprio Saci é apresentado por sua “ficha”, desenhada com cores, fotos e formas irreverentes por Cris. As ilustrações, nesta obra, apresentam os suspeitos e “catalogam” suas, digamos, qualidades, imitando a estética de um processo criminal.

Ao mesmo tempo em que apresenta o Saci e os suspeitos, o livro também mostra três formas diferentes e contar uma história: a narração de Jeremias, a narrativa dos interrogados e nas fichas de interrogatório.

O livro é um divertido e instigante convite aos leitores para que descubram não apenas a identidade do verdadeiro culpado, mas, especialmente, a riqueza do nosso folclore, das nossas histórias, da nossa cultura.

Fonte: https://blog.brinquebook.com.br/pnld-2018/pnld-quem-matou-o-saci-une-suspense-e-aventura-a-um-passeio-pelo-folclore/

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Livros aprovados para o PNLD Literário

Viva! São 4 livros aprovados para o PNLD Literário!
Professores queridos e amigos, recomendem os livros para as suas escolas! Ajudem aí!

Foi uma alegria ser INDICADO por essas quatro editoras batalhadoras e experientes. Cada uma só podia indicar quatro livros ao programa e ter uma obra entre eles já é uma vitória e uma garantia de qualidade. Agora veio a satisfação dos quatro livros serem APROVADOS pelo MEC, quando quase um terço das indicações foi reprovado. Falta só a felicidade de ser SELECIONADO pelas escolas. E para isso eu conto com vocês.

Viva a LIJ!


sábado, 1 de setembro de 2018

Palavra e imagem na LIJ: O lugar do texto e da ilustração no livro infantojuvenil

Palavra e imagem na LIJ: O lugar do texto e da ilustração no livro infantojuvenil
Palestra que a Cris Alhadeff e eu demos, no último sábado, para os alunos do Profissão: Escritor, evento organizado pela Michelle Strzoda, no Instituto Estação das Letras.