segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Indicação de "O livro que lê gente"

Gostei da indicação e adorei a foto!


Férias também é tempo de calmaria, de ficar na preguiça e pegar um livro. E "O Livro que lê gente" é a dica de hoje da #bibliotecaRPB O livro conta a história de dois livros do alto da estande de uma biblioteca que, de tanto não serem lidos, aprenderam a ler pessoas, apenas as observando. Assim, eles lêem o Beto, a Juju, o Oswaldinho, a dona Anita! Um exercício de imaginação delicioso para as crianças. Nós recomendamos! Autor: Alexandre de Castro Gomes | Cortez Editora. 📚❤#roupaparabrincar

Revista Vero indica 3 livros para as férias

"O livro que lê gente" é um dos três livros indicados pela revista Vero, de Alphaville (SP), para a leitura nas férias.

Viva!

"Com um design e ilustrações atrativas, o título é uma ótima opção literária para pequenos que estão iniciando a prática da leitura. Recomendado para crianças de 7 a 10 anos, possui um conteúdo de fácil compreensão que conduz a uma imersão no universo imaginário. Além de indicado entre os melhores de 2016 pela Leiturinha, “O livro que lê gente” também foi indicado pela Cátedra Unesco entre os 10 melhores livros de 2016."

Book Mania elege os 10 melhores livros de 2016

Acabei de descobrir outro livro meu em outra seleção de melhores livros de 2016! 

Dessa vez foi o simpático menino João Pedro, do canal Book Mania, que elegeu "Como pode um pinguim no Polo Norte?" (Bambolê) como um dos 10 livros "top" lidos no ano passado. E olha que o que tem de livro resenhado na Book Mania dá pra encher um catálogo.

Fiquei muito honrado pelo nono lugar, atrás de "Diário de treinador de monstros", " Tintim na América", "Até as princesas soltam pum", "Esquadrão Suicida" e outros. :-)


Leiturinha elege os 15 melhores livros de 2016

Viva!

"O livro que lê gente" (Cortez), meu último livro com a Cris Alhadeff, só me traz alegrias. Agora foram as 25 mil crianças/ famílias assinantes da Leiturinha, o maior clube do livro do Brasil, que o elegeram entre os 15 melhores livros infantis de 2016.

"Os 15 livros que mais fizeram sucesso entre os pequenos leitores no kit."

Ele está lá. É o primeirão de uma lista que traz ainda lindezas como "O elefante caiu", do Ivan Zigg (Abacatte), "Era uma vez um lobo Mingau", da Alessandra Pontes Roscoe e Juan Chavetta (Saber e Ler), e "Zum Zum Zumbiiiiiiii", da Sonia Rosa e Simone Matias (Pallas Mini).


"O que não faltou na Leiturinha este ano, foram títulos das mais diferentes vertentes da literatura, para pequenos de todas idades e gostos. Lançamentos exclusivos e grandes nomes da literatura nacional e internacional proporcionaram momentos de aprendizado e descontração na casa de milhares de pequenos em todo o Brasil. Ainda que não dê pra elencar centenas dos livros incríveis que a gente descobriu este ano, a Leiturinha elencou para esta lista os 15 livros que mais fizeram sucesso entre os pequenos leitores no kit. Confira!

1. O Livro que Lê Gente
Autor: Alexandre de Castro Gomes
Editora: Cortez

Esta obra conta a história de um livrinho que, depois de ser deixado em uma estante, fora do alcance dos leitores, conhece um outro livro, muito antigo, que o ensina a enxergar a diversidade e a riqueza da vida humana. Juntos, os dois vão conhecer histórias incríveis. Além de estar entre a nossa seleção dos melhores do ano, O livro que lê gente foi indicado pela Cátedra Unesco entre os 10 melhores livros de 2016."

***
2017 começou bem.
"A Leiturinha, clube de assinaturas de livros infantis, elaborou uma lista com os 15 melhores livros infantis de 2016, de acordo com a preferência dos pequenos leitores do clube ao longo do ano. Em primeiro lugar na lista está "O livro que lê gente" (Cortez), de Alexandre de Castro Gomes..."
De Alexandre de Castro Gomes E Cris Alhadeff, please. :-)

No Jornal do Povo:
http://www.jornaldopovo.com.br/site/blogs/480/252124/Pedrinho_e_suas_cacadas.html
" 'Leiturinha,' clube de assinaturas de livros infantis, fez uma lista dos 15 melhores livros infantis de 2016, conforme a preferência dos pequenos leitores assinantes ao longo do ano. “O livro que lê gente”, de Alexandre de Castro, encabeça a lista, seguido de “O ele falante”, de Bill Borges, e “Eu amo você, corujinha”, de Susie Brooks."

"O livro que lê gente" em destaque no Publishnews


Uma história às avessas
PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 23/12/2016

Lançado pela Cortez, livro recebeu o selo Distinção Cátedra, concedido pela Cátedra Unesco de Leitura PUC - Rio...

http://www.publishnews.com.br/materias/2016/12/23/uma-historia-as-avessas

Blog Livros para todas as idades

Que bacana! No finzinho do ano recebo as imagens de um trabalho lindo que a Biblioteca da Casa Verde realizou com "Filhos de Peixe" (Mar de Ideias), livro que organizei com autores mirins, filhos e netos de autores experientes, e com "Aniversário no Cemitério", livro que a Cris e eu relançamos em 2016 pela Zit.

Obrigado, Neide Graça e equipe!

***

Segue a mensagem da autora e educadora Neide Graça:

"FAVORITOS DO BLOG" - ALEX GOMES e todos os "peixões"

Este post de favoritos é muito especial e plural, em todos os sentidos. O lançamento do livro "Filho de Peixe" foi o ponto de partida para um belo resultado que tive o prazer de ver acontecer. Alex Gomes sabia desse trabalho e prometi que enviaria o resultado. Foi lindo ver crianças inspirando outras crianças.Os anzóis dos peixinhos fisgou frutos por aqui.

Então encerramos a nossa lista de favoritos de 2016 com uma homenagem muito especial aos peixões e peixinhos, compartilhando com vocês essa semente que vocês plantaram por aí e está começando a brotar por aqui. 

No blog da biblioteca da casa verde vocês podem ter acesso aos registros do que fizemos no decorrer do trabalho.


Alex Gomes: Pra você e Cris Alhadeff tem lá um vídeo muito especial do "Aniversário no cemitério". Dos livros dos peixões que trouxe para as crianças esse foi o que mais bombou por aqui.

Obrigada a vocês! Vida longa aos nossos autores mirins. — com Leo Cunha, Luciana Savaget e Alex Gomes.


Fotos da premiação da Cátedra Unesco de Leitura

Em 16/12 foi a cerimônia de entrega do Selo de Distinção Cátedra 10 para os melhores livros de 2016, de acordo com pesquisadores e especialistas da Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio.

Estive no auditório do CTC para receber o prêmio por "O livro que lê gente", de minha autoria com Cris Alhadeff, editado pelo Amir Piedade e publicado pela Cortez.

A festa foi emocionante. Muita gente amiga dos livros e muitos livros amigos da gente.

Bom ver todos lá.









Premiação no Estadão:
http://cultura.estadao.com.br/blogs/estante-de-letrinhas/os-melhores-livros-infantis-e-juvenis-do-ano-segundo-o-selo-catedra-10-da-unesco/

Premiação no Publishnews:
http://www.publishnews.com.br/materias/2016/12/20/unesco-divulga-lista-dos-melhores-livros-infantis-brasileiros-de-2016